sexta-feira, 1 de março de 2019

Serões Musicais no Palácio da Pena


O ciclo “Serões Musicais no Palácio da Pena”, com direção artística de Massimo Mazzeo, inaugura este fim de semana com dois concertos instrumentais que evidenciam, respetivamente, o violino e o piano.

No primeiro serão, hoje às 21h00, o Salão Nobre do Palácio recebe o violinista Bruno Monteiro acompanhado por João Paulo Santos, no piano, naquela que é uma das colaborações em música de câmara mais duradouras em Portugal. Neste concerto, apresentam o programa “O violino entre o profundo e o superficial”, no qual empreendem uma viagem que atravessa a quase totalidade do século XIX.

O programa inaugural dos “Serões Musicais no Palácio da Pena” explora dois âmbitos: sonatas de Mendelssohn e de Brahms e peças breves de violinistas virtuosos, como Wieniawski, Kreisler ou Sarasate. No Palácio da Pena ouvir-se-á ainda uma peça ‘salonesque’ do português Luiz Barbosa, pai do violinista Vasco Barbosa (1930-2016) e da pianista Grazi Barbosa (1922-2012).

Amanhã pelas 21h00, a jovem pianista Marta Menezes apresenta “Um programa ‘à sombra’ de Vianna da Motta”, que homenageia a figura de José Vianna da Motta, protegido do rei D. Fernando II e da Condessa d’Edla. No programa, obras deste autor figuram ao lado de composições de Beethoven, Liszt e Chopin.

Os Serões Musicais prolongam-se até 30 de Março, todas as sextas-feiras e sábados, no Salão Nobre, espaço com uma capacidade de 80 lugares. O ciclo Serões Musicais no Palácio da Pena é uma iniciativa conjunta da Parques de Sintra e do Centro de Estudos Musicais Setecentistas em Portugal (CEMSP), tendo por diretor artístico o maestro Massimo Mazzeo. Os “Serões Musicais” iniciam a Temporada de Música Erudita da Parques de Sintra, que prossegue em maio com os “Reencontros – Memórias musicais no Palácio de Sintra” e termina com o ciclo “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie”, em Outubro e Novembro.