sexta-feira, 22 de março de 2019

Fundadores da Mercedes-Benz celebram aniversário


Em 2019, a Mercedes-Benz celebra os aniversários dos fundadores da empresa –Gottlieb Daimler e Carl Benz. Daimler nasceu há 185 anos, a 17 de Março de 1834 em Schorndorf. Benz nasceu há 175 anos, a 25 de Novembro de 1844 em Mühlburg, perto de Karlsruhe. 

Os inventores do automóvel nasceram em meados do século XIX no sul da Alemanha. Gottlieb Daimler nasceu há 185 anos, a 17 de Março de 1834, filho de um padeiro, Johannes Deumler (a forma como o seu sobrenome foi escrito naquela época), a cerca de 20 km’s a leste de Estugarda. Dez anos depois, Carl Benz nasceu em Mühlburg, perto de Karlsruhe, filho de Johann Georg Benz, um motorista que trabalhava para a companhia ferroviária estatal de Baden, fundada em 1840. 
Gottlieb Daimler frequentou a escola de gramática e a escola de desenho em Schorndorf, onde obteve uma grande experiência em mecânica de precisão como aprendiz de armeiro. Mais tarde, em 1852, Daimler frequentou o Colégio Técnico em Estugarda. Após a formação bem-sucedida, o jovem engenheiro trabalhou pela primeira vez em Paris no início da década de 1860 e, mais tarde, em Olham, Leeds, Manchester e Coventry, onde conheceu a indústria britânica de engenharia mecânica. Em 1864, enquanto inspetor de oficina em Reutlingen, Daimler conheceu o seu companheiro Wilhelm Maybach. Em 1868 tornou-se capataz da oficina em Karlsruhe.

Entusiasmo pela tecnologia abriu o caminho para os primeiros estudos
Aos 16 anos, Carl Benz, que era fascinado pela tecnologia, avançou para o Polytechnic College, em Karlsruhe, onde estudou engenharia mecânica. Após completar os seus estudos, trabalhou como serralheiro, desenhador, mestre artesão e projetista de pontes de ferro. Em 1871, Benz fundou a sua própria empresa em Mannheim, juntamente com August Ritter.

O primeiro automóvel
A partir de 1878, com a ajuda de sua noiva, Bertha Ringer, Benz ocupou-se com um motor a gasolina como motor estacionário e como fonte de energia para uma futura carruagem sem cavalos. Fundada em 1883, a "Benz & Cie. Rheinische Gasmotoren-Fabrik Mannheim" comercializou com sucesso um motor estacionário de dois tempos chamado "System Benz". No entanto, o inventor já estava a trabalhar num motor leve de quatro tempos como unidade de acionamento de um automóvel. O design holístico do motor e veículo como um sistema global coerente foi inovador, tendo sido assim que surgiu o automóvel que Benz submeteu ao Gabinete Imperial de Patentes, a 29 de Janeiro de 1886. A especificação da patente DRP 37435 pode ser considerada a certidão de nascimento do automóvel.

Daimler e o motor de quatro tempos
Ao mesmo tempo que Benz, Gottlieb Daimler estava também a trabalhar na mobilidade do futuro. Em 1872, a Gasmotoren-Fabrik Deutz AG nomeou-o Diretor Técnico. Daimler e Maybach, estabeleceram na Deutz uma lucrativa produção em grande escala para motores estacionários e desenvolveram o motor de quatro tempos de Nicolaus August Otto. No entanto, houve divergências de opinião com o fundador Nicolaus August Otto, e Daimler abandonou a empresa em Junho de 1882. Na primavera daquele ano, comprou uma residência em Cannstatt, perto de Estugarda, onde construiu uma estufa ampliada para montar uma oficina experimental. Foi aqui que, junto com Maybach, desenvolveu o seu motor de quatro tempos de alta velocidade para carruagens, veículos sobre trilhos, barcos e aeronaves. Em 1883, seguiram-se as patentes para um motor com um sistema de ignição de tubo quente não regulado e engrenagem de distribuição de válvulas. O famoso motor monocilíndrico, apelidado de "relógio de pêndulo", foi construído em 1884 e, em 1885, foi submetido a patente como "motor a gasolina". Em 1886 finalmente deu-se o nascimento da carruagem a motor, o primeiro veículo no mundo de quatro rodas a gasolina.
A Daimler-Motoren-Gesellschaft (DMG) foi fundada em Cannstatt, em 1890. Um dos seus principais mercados era a França, onde os motores V de dois cilindros eram construídos sob uma licença da Daimler. O próprio Daimler foi forçado a deixar a empresa em 1894 e, em 1897, e tornou-se presidente do Conselho Supervisor da DMG. Daimler faleceu a 6 de Março de 1900.
Carl Benz continuou a desenvolver o automóvel. Em 1906, Benz fundou a empresa "Carl Benz Söhne" em Ladenburg. Carl Benz morreu a 4 de Abril de 1929 em Ladenburg, há 90 anos.