quinta-feira, 7 de março de 2019

O Valor de Tudo de Mariana Mazzucato


Mariana Mazzucato é considerada uma das intelectuais mais influentes, uma das economistas mais notáveis da sua geração ou, como disse o The Times, “a economista mais temível do mundo”. A verdade é que, como disse também o Financial Times, a economista italiana “é tão ousada nas suas opiniões como eloquente a expressá-las” e o livro O Valor de Tudo, que chega a Portugal às livrarias amanhã é um exemplo perfeito disso. 
O conceito de valor – o que é e qual a sua importância -, outrora um alicerce do pensamento económico, deixou de ser debatido. Em O Valor de Tudo, Mariana Mazzucato demonstra que se quisermos introduzir reformas no capitalismo, precisamos urgentemente de perceber onde é, de facto, produzida a riqueza e reconhecer a verdadeira criação de valor, fundamental para substituir o atual sistema por um tipo de capitalismo mais sustentável. 
Este é um livro que traz uma nova visão do significado de valor na economia. Bem organizado e de leitura acessível, é um livro adequado tanto aos leitores curiosos como aos mais interessados em economia, investimento e políticas públicas.

Sobre a Autora

É professora no University College, em Londres, onde também fundou e dirige o Institute for Innovation and Public Purpose. A sua investigação centra-se no relacionamento entre política pública, inovação e crescimento económico. É consultora de governantes em todo o mundo, a quem ensina a promover a inovação de maneira a produzir um crescimento mais inclusivo e sustentável. Escreveu o muito elogiado livro The Entrepreneurial State: Debunking Public vs. Private Sector Myths e coorganizou Rethinking Capitalism: Economics and Policy for Sustainable and Inclusive Growth. Foi galardoada com o New Statesman SPERI Prize in Political Economy em 2014, o HansMatthöfer-Preis em 2015 e o Leontief Prize for Advancing the Frontiers of Economic Thought em 2018. A revista The New Republic considera-a um dos «três pensadores da inovação mais importantes» da atualidade.