quinta-feira, 7 de março de 2019

Estreias de cinema de 7 de Março de 2019


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Snu

A história da polémica relação entre Ebba Merete Seidenfaden, a dinamarquesa que veio para Portugal, ficou conhecida como Snu Abecassis e fundou as Publicações Dom Quixote, e Francisco Sá Carneiro, fundador do PPD-PSD e, por 11 meses, primeiro-ministro de Portugal, é aqui transformada em filme. Os dois conheceram-se em 1976, ambos casados com outras pessoas, e morreram em 1980, quando o avião em que se seguiam se despenhou em Camarate.
Com Inês Castel-Branco e Pedro Almendra nos papéis principais, um filme co-escrito e realizado por Patrícia Sequeira, que, depois de um longo currículo na televisão, se estreou em 2015 com "Jogo de Damas". 



Capitão Marvel

Desde o início do Universo Cinematográfico Marvel, em 2008, com o primeiro "Homem de Ferro", que ainda não houve uma única destas adaptações de banda desenhada com uma protagonista. "Capitão Marvel", em que Brie Larson (vencedora do Óscar de Melhor Actriz em 2016 pela prestação em "Quarto") veste a pele de Carol Danvers, é a primeira. A personagem criada por Roy Thomas e Gene Colan em 1968 é uma antiga piloto da Força Aérea cujo ADN é misturado com o de uma espécie alienígena, os kree, algo que lhe dá superpoderes. A acção decorre em 1995, aquando do regresso de Danvers à terra.
É o 21º capítulo do Universo Cinematográfico Marvel, um filme de super-heróis realizado pela dupla de Anna Boden e Ryan Fleck, que assinaram filmes como "Encurralados" ou "A Febre do Mississípi" e que se estreiam aqui nestas lides dos filmes de grande orçamento. Além de Larson, o elenco inclui Samuel L. Jackson como Nick Fury, Ben Mendelsohn, Djimon Hounsou, Annette Bening, Jude Law e Gemma Chan.



John McEnroe: O Domínio da Perfeição

Em 1984, o tenista John McEnroe disputou a final do Open de França com Ivan Lendl. McEnroe estava no topo do ténis a nível mundial. A partir de imagens de 16mm da altura, incluindo de Roland Garros, este documentário do realizador Julien Faraut tenta traçar um retrato do entretanto retirado tenista que ganhou sete Grand Slams. O desporto é uma área em que o realizador tem alguma experiência: em 2013, assinou "Un Regard Neuf sur Olympia 52", sobre a esquecida primeira longa-metragem de Chris Marker, que era já de si um documentário sobre os Jogos Olímpicos de Helsínquia em 1952.