terça-feira, 5 de março de 2019

Serões Musicais no Palácio da Pena


O ciclo “Serões Musicais no Palácio da Pena” regressa no fim de semana de 8 e 9 Março, sempre às 21h00, com duas propostas bem diferenciadas. 

Na sexta-feira, 8 de Março, o Salão Nobre do Palácio recebe o Lumennis Trio, que alcançou o segundo lugar no nível superior de música de câmara do Prémio Jovens Músicos, em 2018. O agrupamento, um dos mais promissores da sua geração, é constituído por Diana Sampaio (clarinete), Ana Mafalda Monteiro (violoncelo) e João Casimiro Almeida (piano).

Ao Palácio da Pena, o Lumennis Trio traz “Uma celebração da música de câmara”, um conjunto de peças que vão desde o fim do século XVIII até ao início do século XX, composto por obras da juventude de Beethoven e de Glinka e por composições tardias de Brahms e de Bruch.

O segundo concerto deste fim de semana, no sábado, 9 de Março, recupera a interação entre a música e os ambientes culturais do século XIX, em particular o literário. O programa “Salão romântico/salão moderno” funde o canto e a literatura, juntando em palco o soprano Siphiwe Mckenzie, o pianista João Paulo Santos e o ator André Gago.

A canadiana Siphiwe Mckenzie regressa ao Palácio da Pena depois de ter integrado o cartaz da edição de 2017. Com João Paulo Santos, apresenta um programa que poderia ser a banda sonora de um filme que retratasse a relação amorosa e literária entre Gustave Flaubert e Louise Colet. O ‘guião’ será uma seleção das cartas que os dois trocaram, lidas pelo ator André Gago.

O reportório contempla ‘mélodies’ de autores como Fauré, Bizet ou Duparc; peças para piano de Chopin, Schumann ou Poulenc; e ainda dois temas escritos para os filmes ‘Aimez-vous Brahms…’ e ‘O Fabuloso Destino de Amélie Poulain’.

Os Serões Musicais prolongam-se até 30 de Março, todas as sextas-feiras e sábados, no Salão Nobre, espaço com uma capacidade de 80 lugares.

O ciclo Serões Musicais no Palácio da Pena é uma iniciativa conjunta da Parques de Sintra e do Centro de Estudos Musicais Setecentistas em Portugal (CEMSP), tendo por diretor artístico o maestro Massimo Mazzeo. Os “Serões Musicais” iniciam a Temporada de Música Erudita da Parques de Sintra, que prossegue em Maio com os “Reencontros – Memórias musicais no Palácio de Sintra” e termina com o ciclo “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie”, em Outubro e Novembro.