terça-feira, 26 de março de 2019

Edgar Degas - No Mundo do Ballet


É já dia 11 de Abril que inaugura “Edgar Degas. No mundo do Ballet. Com a participação especial de Paula Rego e Helena de Medeiros”, uma exposição inédita composta por 26 gravuras originais de Edgar Degas que estará patente nas Praças Centrais do NorteShopping até dia 30 de Maio. A estas obras, nunca antes apresentadas em Portugal, juntam-se a recriação em fotografia de cinco obras de Degas pela bailarina Carlota Rodrigues, e ainda, quatro obras de Paula Rego, cedidas pela Fundação D. Luis I / Casa das Histórias Paula Rego, e seis figurinos e uma pintura de Helena de Medeiros.

Porquê o Ballet? “Porque é tudo o que nos restou da arte dos gregos” é a resposta de Edgar Degas à pergunta do colecionador de arte Louise Havemeyer. A exposição que homenageia o mundo do Ballet baseia-se na obra “Degas. Danse. Dessin” do escritor Paul Valéry, um genuíno livro de Belas Artes que teve Pablo Picasso e Ida Rubinstein como primeiros compradores. Esta é uma obra que transmite a imagem poética e fragmentária da arte do pintor, uma dedicatória de Valéry a Degas, resultado de uma amizade de vinte anos entre os dois artistas, que contou com uma tiragem de 305 cópias e mais de 20 exemplares hors de commerce.

A Exposição “Edgar Degas. No Mundo do Ballet. Com a participação especial de Paula Rego e Helena de Medeiros” pode ser visitada de 11 de Abril a 30 de Maio, nas Praças Centrais do NorteShopping, todos os dias, das 10H00 às 24H00, e tem entrada livre.