terça-feira, 19 de março de 2019

Sessão no Dia Mundial da Poesia na FNAC Chiado


Os poetas dizem os seus poemas.
E os dizedores dizem os nossos poetas.

No Dia Mundial da Poesia, a Valentim de Carvalho celebra a dita com a edição de um pack especial da colecção “Dizem os Poetas”.

Entre 1959 e 1975, a Valentim de Carvalho erigiu a colecção “A Voz e o Texto”, dedicada à poesia, destacando a série “Diz Poemas da Sua Autoria”, em que os próprios poetas escolhiam e diziam a sua obra. O disco inaugural foi de David Mourão-Ferreira e o final de Mário Cesariny com Graça Lobo. Pelo meio, houve Sophia, Alexandre O’Neill, Ary dos Santos, Natália Correia, Jorge de Sena e António Gedeão, entre outros.

Em 2018, a Valentim de Carvalho reeditou os registos originais em CD e actualizou  a sua voz nas vozes de alguns dos dizedores mais expressivos de hoje como Ana Brandão, Carla Bolito, Isabel Abreu, Miguel Loureiro, Pedro Lamares, Rui Portulez, Rui Spranger e Susana Menezes.

Aos poetas clássicos acima citados, juntámos dois nomes relevantes e incontornáveis da poesia portuguesa contemporânea: Golgona Anghel e Nuno Moura.

Continuamos a acreditar que vivemos um tempo em que a poesia atinge níveis de criação, divulgação e recepção verdadeiramente entusiasmantes, e é por isso que a Valentim de Carvalho continua a promover a nossa poesia e a nossa cultura.

Na sessão de encerramento deste ciclo, vamos ter uma conversa sobre poesia e poetas com David Ferreira, Afonso O’Neill, Cristina Carvalho e Maria Andresen, com moderação de Elisabete Marques.