quinta-feira, 21 de março de 2019

Estreias de cinema de 21 de Março de 2019


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Uma Criança Como Jake

Ao contrário da maioria dos meninos da sua idade, Jake, de quatro anos, prefere bonecas e contos de fadas às típicas brincadeiras masculinas. Apesar disso, os seus pais sempre tentaram dar-lhe liberdade de escolha e não condicionar a sua forma de ser. Quando ele começa a ser acompanhado para admissão ao ensino pré-escolar, uma das educadoras percebe que a forma de interacção de Jake com o mundo pode revelar algo mais complexo. Por isso, aconselha os pais a reflectir sobre o conceito de "variante de género" e a possibilidade de ele ter nascido num corpo que não corresponde à sua verdadeira identidade. Essa revelação vai mudar a dinâmica daquela família e criar dúvidas sobre quais as atitudes mais acertadas para que ele possa crescer saudável e feliz.
Estreado internacionalmente no Festival de Cinema de Sundance (EUA), um filme dramático da autoria do realizador transgénero Silas Howard (realizador do filme "By Hook or by Crook" e também de alguns episódios das sáries "Família de Acolhimento", "Transparent" ou "This is Us") e argumento de Daniel Pearle, que se baseia numa peça com o mesmo nome. Claire Danes, Jim Parsons, Priyanka Chopra, Amy Landecker, Ann Dowd e Octavia Spencer dão vida às personagens. 



Miss XL

Apesar do excesso de peso e, mais do que isso, da pressão social por ser filha de uma ex-rainha de beleza, Willowdean sente-se bem na sua própria pele. Para o demonstrar, faz algo verdadeiramente surpreendente: candidata-se ao mais famoso concurso de misses da sua cidade. Se, a princípio, todos a julgam louca pelo atrevimento, depressa a sua atitude vai contagiar outras raparigas que, tal como ela, não preenchem os supostos requisitos de beleza. Isso vai causar uma revolução na mentalidade de todos, muito especialmente na da sua própria mãe. Mas vai também despertar em si inseguranças inesperadas. 
Realizada por Anne Fletcher ("Vestida para Casar", "A Proposta", "Não Há Culpa Nem Desculpa!", "Perseguição Escaldante"), uma comédia sobre preconceito e aceitação, com actuações de Danielle Macdonald, Jennifer Aniston, Odeya Rush e Luke Benward. O argumento, da responsabilidade de Kristin Hahn, inspira-se no "best-seller" de Julie Murphy.



Bem-vindos a Acapulco

Matt Booth é um criador de videojogos que, depois de beber uns copos com um amigo, se engana no voo e, em vez de viajar até ao Novo México (EUA), onde é esperado para apresentar a sua última criação, acaba por ir parar a Acapulco, no México. Assim que aterra no país e se apercebe do erro, vê-se perseguido por um sem-número de criminosos e agentes especiais da CIA que lhe exigem um suposto pacote que ele não faz a mais pequena ideia do que seja. A única pessoa realmente preocupada em mantê-lo vivo é Adriana Vasquez, uma atraente desconhecida que parece ter algumas pistas do que se estará a passar…
Uma comédia recheada de acção com assinatura de Guillermo Iván ("The Strike", "Havana Darkness") e que conta com os actores Michael Madsen, William Baldwin, Paul Sorvino e Ana Serradilla.