terça-feira, 19 de março de 2019

Regina Pessoa estreia o seu novo filme Tio Tomás - A Contabilidade dos Dias


Regina Pessoa apresenta pela primeira vez o seu novo filme "Tio Tomás - A Contabilidade dos Dias" na abertura da 18.ª edição do Festival Monstra, que se vai realizar na próxima quinta-feira, dia 21 de Março, às 21h30, no Cinema São Jorge, em Lisboa. A realizadora e o produtor Abi Feijó vão marcar presença nesta estreia absoluta.

Neste novo trabalho autobiográfico de 13 minutos em técnica mista, Regina Pessoa reinventa-se e revela o seu crescimento artístico: "A partir das memórias afectivas e visuais da minha infância este filme é uma homenagem ao meu tio Tomás que foi um homem humilde, um pouco excêntrico e teve uma vida simples e anónima. Mas ele foi importante para mim. Era um homem bom e foi com ele que comecei a desenhar. Uma pessoa não precisa ser genial para para ser importante nas nossas vidas."

Esta é uma coprodução Ciclope Filmes-Portugal / ONF/NBF-Canadá/ Les Armateurs-França e do inglês Phil Davies, como produtor associado. O filme conta ainda com a colaboração do realizador alemão Andreas Hykade como consultor ao argumento, a banda sonora é da autoria de Normand Roger e as vozes são da própria Regina Pessoa e de Abi Feijó.

O filme, completo apenas há um mês, já se encontra seleccionado para 2 dos Festivais de Animação mais importantes do mundo, Zagreb e Annecy.

Regina Pessoa realizou filmes como "História Trágica com Final Feliz" (2005) e "Kali, o Pequeno Vampiro" (2012) e já recebeu inúmeros prémios por todo o mundo, incluindo o Grande Prémio do Festival de Annecy em 2006.

No mesmo dia 21 de Março, ainda no âmbito do Festival, inaugura às 18h30 na Sociedade Nacional de Belas Artes a exposição "Traços de Luz", uma retrospetiva do trabalho conjunto de Regina Pessoa e de Abi Feijó, que inclui ainda algumas peças da Casa Museu de Vilar.

Este é o terceiro filme a ser produzido na Casa de Vilar, em Lousada, e faz parte dum projeto que se pretende mais abrangente que engloba para além do estúdio de Cinema de Animação, a Casa Museu de Vilar - A Imagem em Movimento, residências de artistas e conta também com a participação do Normand Roger e da Marcy Page, tornando-se assim num verdadeiro Polo Internacional de Cinema de Animação.