segunda-feira, 25 de março de 2019

Terra Franca premiado em Málaga


Terra Franca, a primeira longa-metragem documental de Leonor Teles, recebeu no passado sábado, 23 de Março, o Prémio de Melhor Documentário no Festival de Málaga. Rodado inteiramente em Vila Franca de Xira, neste filme acompanhamos a vida de Albertino Lobo e da sua família.

Este prémio vem juntar-se a outros como o SCAM International Award no Festival Cinema du Réel, o Prémio Escolas da Competição Portuguesa no DocLisboa, os Prémios de Melhor Longa-Metragem de Ficção e D. Quijote do júri FICC no Caminhos do Cinema Português, entre muitos outros. 

O filme tem sido exibido em festivais de todo o mundo e já estreou comercialmente em Portugal e França. A produção é de Uma Pedra no Sapato.



Sinopse
À beira do Tejo, numa antiga comunidade piscatória, um homem vive entre a tranquilidade solitária do rio e as relações que o ligam à terra. 
"Terra Franca" retrata a vida deste pescador, atravessando as quatro estações que renovam os ciclos da natureza e acompanham as contingências da vida de Albertino Lobo.  

Sobre a realizadora
Leonor Teles nasceu em Vila Franca de Xira (Portugal, 1992). Licenciou-se na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (2013), especialização em Direção de Fotografia e Realização, e fez o Mestrado em Audiovisual e Multimédia (2015). Rhoma Acans (2013) foi o seu filme de fim de curso, selecionado e premiado em vários festivais internacionais. A Balada do Batráquio, o seu primeiro filme, ganhou Urso de Ouro para Melhor Curta-Metragem na Berlinale de 2016. Outros prémios incluem o Prémio Firebird para Melhor Curta-Metragem no Hong Kong IFF em 2016, Melhor Curta-Metragem no Belo Horizonte ISFF 2016, Prémio Cervsantes para Curta Metragem Mais Inovadora no Festival Medfilm em 2016. Actualmente, Leonor trabalha principalmente nos seus projectos de ficção e documentário e como directora de fotografia para televisão e publicidade. Terra Franca é a sua primeira longa-metragem documentário e teve a sua estreia em Março de 2018.