quinta-feira, 28 de março de 2019

Estreias de cinema de 28 de Março de 2019


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Dumbo

Max Medici, o dono de um circo em dificuldades económicas, contrata Holt e os seus dois filhos para cuidarem de Dumbo, uma estranha cria de elefante cujas orelhas descomunalmente grandes o transformaram num motivo de chacota. Mas quando as crianças descobrem que o animalzinho consegue usar as suas grandes orelhas para voar, encontram ali uma maneira de fazer o público regressar ao circo. É então que as actuações de Dumbo chamam a atenção de V.A. Vandevere, um empresário rico e ganancioso que fará os possíveis para o levar consigo para Dreamland, um parque de diversões de grandes dimensões, onde tenciona fazer dele a atracção principal. Mas nem tudo correrá como o previsto…
Inspirado nas personagens criadas por Helen Aberson e Harold Pearl, já retratadas no filme homónimo de 1941, esta versão tem argumento de Ehren Kruger e realização do veterano Tim Burton ("Alice no País das Maravilhas", "Charlie e a Fábrica de Chocolate"). Novamente pelos estúdios de Walt Disney, um filme em "live-action", com as actuações de Colin Farrell, Michael Keaton, Danny DeVito, Eva Green e Alan Arkin. 



Kursk

A 12 de Agosto de 2000, durante um exercício naval, duas explosões fazem afundar o submarino Kursk nas águas geladas do mar de Barents. Com 154 metros de comprimento, 18 de largura e o equivalente a quatro andares em altura, o Kursk tem nesse momento 118 pessoas a bordo. Depois de um pedido de socorro enviado para a superfície, os tripulantes que conseguiram sobreviver ao impacto ficam dependentes das decisões das autoridades russas sobre de que modo será feito o resgate. Durante os dias que se seguem, milhões de pessoas por todo o mundo aguardam, de respiração suspensa, notícias da operação de salvamento. Enquanto isso, as autoridades russas – em particular, o presidente russo, Vladimir Putin – são alvo de fortes críticas por parte dos media internacionais, por terem desinformado a opinião pública e atrasado o recurso à ajuda internacional.
Um filme dramático realizado pelo dinamarquês Thomas Vinterberg ("A Festa", "Querida Wendy", "A Caça") que se baseia na obra "A Time to Die: The Kursk Disaster", escrita pelo jornalista Robert Moore que, por sua vez, tem por base a história verídica acontecida no ano 2000. O elenco inclui Matthias Schoenaerts, Colin Firth, Léa Seydoux, Peter Simonischek, Max von Sydow, Matthias Schweighöfer e Michael Nyqvist.



Destino: Casamento

Lindsay e Frank são dois estranhos com algo em comum: estão sempre de mal com a vida e com o mundo. Nada parece demovê-los da crença absoluta de que o amor é para fracassados e que devemos sempre esperar o pior. Os seus destinos vão cruzar-se quando são convidados para a celebração de um casamento. Apesar dos seus feitios irritáveis – e de discordarem em tudo –, com o passar do tempo começa a surgir entre ambos uma atracção arrebatada. Mas estarão eles preparados para um relacionamento amoroso?
Com Winona Ryder e Keanu Reeves nos papéis principais, uma comédia romântica cujo argumento e realização fica a cargo de Victor Levin ("Das 5 às 7").