terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Doces do Ofício 2 no 24 Kitchen



Emissão: Segunda a sexta-feira às 21h00

Género: Programa de culinária
Episódios: 31 episódios de aproximadamente 30 minutos

O chef pasteleiro Francisco Moreira regressa com uma nova fornada de episódios, com temas dedicados às estações do ano, sabores da infância, especiarias e chás, entre muitos outros.

Lista de episódios:



Bolachas
A uma boa bolacha nunca se diz que não e as melhores são mesmo as feitas em casa. O Francisco prepara três receitas de bolachas e mostra alguns truques para ficarem irrecusáveis. Por exemplo, as american cookies, com aquela textura mais elástica e húmida, precisam de um choque térmico. As bolachas estaladiças de manteiga de amendoim ficam perfeitas se o amendoim for torrado. E os alfajores, com um cremoso leite condensado cozido, têm poucas sensibilidades: saem sempre bem.

Corantes Naturais
Os corantes são muito utilizados na pastelaria. O Francisco prefere os naturais que, além de cor, têm o seu sabor característico. Com chá verde matcha mostra como se preparam energy balls, húmidas e doces. Com curcuma, fará um creme alaranjado e suave, a acompanhar nectarinas assadas e regadas com moscatel. E com hibiscus vai preparar um creme leve de tom avermelhado que acompanha um biscoito de pistacho e frutos do bosque.

Sobremesas Rápidas
Quando o Francisco não tem tempo para sobremesas muito demoradas, aposta em receitas rápidas. A torta fofa de chá verde matcha, barrada e enrolada com um macio creme de coco, nunca falha.  Também rápida e deliciosa é a fusão de sabores clássicos do bolo de amêndoa com limão e mirtilos. Para os dias mais quentes, há sempre um refrescante gelado de manga e iogurte grego, em taça de bolacha estaladiça de papoila!

Crepes
O Francisco é fã de crepes, sobretudo porque são muito versáteis. Primeiro, fará o clássico crepe suzette, flambeado com uma calda e licor de laranja. Depois, vai transformar uma massa de crepes simples em trouxas com fangipane cremoso de noz e morango. Para último, deixa os burritos de cacau, feitos com massa de crepes, recheados com fruta salteada e creme leve de lima.



Gelatinas
Se acha que gelatina é misturar pó e água, levar ao frio e comer... sente-se e veja o que o Francisco tem para lhe mostrar. O chef sugere uma refrescante gelatina de melancia com ganache montada de limão e crocante de amêndoa. Segue-se gelatina de chocolate, bolo de cacau e gel de framboesa, tudo embrulhado num original canellone. E para o fim, deixa meias esferas de creme de maracujá com gelatina de manga, decoradas com manga e flores.

Recheios
Um bom recheio tem o poder de transformar uma sobremesa comum numa jóia da pastelaria. O Francisco dá três exemplos: imagine as tradicionais fatias douradas recheadas com creme de baunilha. Ficam estaladiças por fora e cremosas por dentro! Uma mousse de chocolate de leite recheada com geleia exótica e crocante de café... Ou ainda muffins de nozes pecan, que escondem ao centro todo o sabor de um praliné... em versão creme!

Chás
Nas sobremesas, o Francisco gosta do aroma do chá para apoiar o sabor principal. É discreto, mas está lá. Para acompanhar uma tarte de alperces gulosa, sugere um chantilly levemente aromatizado com camomila. Segue-se um Streusel crocante com pêssegos cozidos em calda de lúcia-lima. E para o fim, há uma combinação improvável: mousse cremosa de queijo fresco e jasmim sobre puré de ameixa Rainha Cláudia.

Cereais Integrais
Os cereais integrais têm um sabor mais intenso do que os processados e por isso mesmo o Francisco gosta de os usar nas sobremesas. Experimente os cubos de aveia integral adoçadas por sultanas e chocolate derretido. Teste as barras saciantes e crocantes de centeio integral, ideais para trincar a qualquer hora. E comece o dia com panquecas de trigo sarraceno integral, enriquecidas com manteiga de nozes e a doçura da banana.

Caramelo
É temido por uns, imprescindível para outros, e apetecível para todos. Hoje, o Francisco fará três caramelos: O que lembra a infância, em forma de rebuçados, com textura elástica e macia; o batido, em chantilly, para acompanhar pedaços de um delicioso bolo de alfarroba...E o tradicional para despertar o sabor das peas a servir com molho de chocolate!




Especiarias
O Francisco usa várias especiarias na pastelaria, mas há que saber escolher e dosear. Inspire-se neste creme queimado de chocolate, aveludado e aromatizado com cardamomo tostado. No tradicional bolo de maçã e canela, mas com pedaços da fruta a marcar presença. E ainda nas tarteletes preenchidas com creme de açafrão e laranja, um casamento clássico e feliz! 

Citrinos
Pelo sabor e pela frescura que emprestam a qualquer sobremesa, o Francisco traz hoje citrinos comuns em três receitas únicas. Para começar, fará uma torta de laranja com textura semelhante à de pudim, enrolada em camadas finas. Segue-se a tarte com creme de toranja e nozes macadâmia crocantes, a animar o festim de sabores. Para o fim, há uma deliciosa coroa de lima e limão, feita com aqueles ingredientes que se tem sempre em casa. 

Chocolates
O Francisco tem no chocolate um dos seus ingredientes de eleição. Hoje, o chef traz três receitas em que o chocolate... é protagonista. Vai preparar um bolo Basco com creme de chocolate negro e compota de ananás num delicioso contraste de sabores. Uma espuma leve de chocolate de leite acompanhada por favas de cacau crocantes e gomos de tangerina... E ainda uma pannacotta de chocolate branco e framboesas frescas com telha de sésamo bem estaladiça.

Países
Não é preciso procurar muito para descobrir sobremesas incríveis, nos quatro cantos do mundo. O Francisco sugere três: Da Áustria, o Sachertorte: um bolo húmido, com camadas de compota de alperce e ganache de chocolate. Do Brasil, a simplicidade do tradicional Quindim... com todo o seu sabor a côco. E da Bélgica, a Speculoos: uma bolacha típica, crocante e rica em especiarias.

Mousses
Quem não gosta de uma boa mousse? Hoje, o Francisco não tem uma, mas três... e bastante especiais. Mousse gelada de chocolate para comer à mão... com ginjas e cobertura crocante de chocolate. Mousse de aveia, delicadamente envolvida em natas e acompanhada por um cremoso puré de papaia. E mousse leve com sabor a poncha, pousada num doce biscoito à base de melaço. 

Sem Glúten
Por doença celíaca ou intolerância, há quem procure evitar o glúten. O Francisco sugere três boas opções sem glúten, mas com todo o sabor: com arroz, millet e milho tufados, fará a base de mini  tartes crocantes, recheadas com um cremoso de mascarpone. Com farinha de amêndoa e cacau em pó, há bolo de chocolate aromatizado por especiarias e pêras. Para o fim, o chef propõe um original creme brullé de baunilha com a textura de chantilly.



Estações do Ano
Há sobremesas que sabem melhor em determinadas estações do ano. O Francisco fez uma selecção para os dias quentes, frios e assim-assim: para a primavera, sugere chantilly com flor de laranjeira a acompanhar mirtilos em calda e sésamo crocante. No verão, nada como uma mousse de lúcia-lima, com morangos macerados e um granizado refrescante. O outono e o inverno pedem forno, por isso o chef propõe um bolo de café generosamente recheado com compota de abóbora.

Vegan
A pensar em quem segue uma alimentação sem produtos de origem animal, mas também em quem gosta de testar novas combinações, eis três propostas vegan: Sem leite, manteiga ou ovos, o Francisco sugere um arroz doce cremoso, polvilhado com avelãs torradas. Segue-se ananás assado no forno com tequila, a acompanhar um guloso gelado de banana com manteiga de amendoim...E bolo de cenoura, com sultanas e especiarias, em bolacha de sementes de abóbora. 

Iogurte
O iogurte vai bem com quase tudo. É um ingrediente super versátil, que o Francisco gosta muito de usar na pastelaria. Fará o tradicional bolo de iogurte, mas nesta versão usa azeite e framboesas frescas. Menos comum é o falso cheesecake feito com skyr, refrescado com a acidez das amoras. Por último, há tarte merengada com um original gelado de iogurte de cabra.

Especial Natal
Natal é família e amigos, é casa cheia, é partilha... e já imbuído do espírito, o Francisco tem duas convidadas especiais. Com a Tia Cátia, vai preparar sonhos de limão e canela recheados com creme macio de baunilha. Com a Iara Rodrigues, fará maçã assada servida com bolacha de gengibre e uma aromática geleia de vinho e especiarias. Todos juntos, vão ainda preparar broas dos Santos, uma receita que a avó do Francisco fazia sempre nos Natais de família.

Natal
A tradição pode já não ser o que era, mas no Natal há sabores incontornáveis que o Francisco mantém... com uma nova ‘cara’. Fará azevias em forma triangular, com creme macio de batata-doce e pinhões. Tronco de Natal, com a estrutura convencional, mas recheado com um aveludado de castanha e baunilha. Há ainda espaço para fitas alentejanas, fritas em azeite e mergulhadas em calda espessa de laranja.



Infância
As crianças gostam de doces, e por isso hoje o Francisco dedica-lhes três receitas: quadrados marmoreados com cobertura de chocolate e avelã...Tacos caseiros generosamente recheados com creme de iogurte grego, frutos vermelhos e frutos secos. E, igualmente gulosos, pãezinhos de
chocolate, tão simples quanto irresistíveis.

Long Shelf Life
Se gosta de ter um doce sempre pronto a comer, fique com estas três receitas do Francisco, que têm um longo prazo de validade. Gianduja, que resulta em suaves bombons caseiros de chocolate e pasta de avelãs caramelizadas. Chips de suspiro com fruta liofilizada – feitos a partir de placas de merengue, que depois partimos em pedaços irregulares. E crepes enrolados com creme de chocolate e amendoim, sempre prontos a ir do congelador para a frigideira, onde o chocolate recupera toda a sua cremosidade.