terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Crónica Saúde - Joana Franco



Esta semana vamos concluir o tema que temos vindo a desenvolver ao longo de várias semanas, o Sono. Que é tão importante para o descanso do nosso corpo e da nossa mente.

Quando os bons hábitos e medidas para melhorar o sono não resultam, poderá ser necessário recorrer ao médico.

Quando devo, então, consultar o médico?
Marque uma consulta com o seu médico de Medicina Geral e Familiar se considera que a dificuldade em adormecer e manter o sono está a afectar o seu dia-a-dia, em particular, se durante o último mês ou mais as medidas propostas não o ajudaram.
O seu Médico vai estudar o seu sono.
Poderá ser-lhe proposto que faça um diário dobre as questões que influenciam o sono de forma a obter uma melhor compreensão dos seus padrões de sono e dificuldades em dormir e descansar. Acrescente também o seu horário de adormecer, o tempo que demora até adormecer e as vezes que acorda de noite.
Cada dia da semana faça uma lista com os seus hábitos de sono e o que fez para melhorar o seu sono, perceba o seu ritmo de sono e forneça toda essa informação ao seu médico. Após identificar e tratar as situações de saúde que poderão estar a criar problemas, irá certamente aconselhar e propor algumas medidas que podem melhorar o seu sono.

Tratamento Médico da Insónia
Quando os bons hábitos de sono e medidas de higiene do sono que têm sido referidas não resultam poderá ser necessário recorrer a um médico que vai estudar, descobrir a razão da insónia e tratá-la.
O tratamento pode passar por técnicas psicológicas e por medicamentos.
As técnicas seguintes são feitas por técnicos qualificados:

Terapia cognitivo-comportamental, que inclui:
Terapia de controlo dos estímulos – pretende estabelecer um padrão de sono consistente, associando o quarto com o sono.
Terapia de restrição do sono – limita-se o tempo que a pessoa permanece na cama ao tempo em que se encontra a dormir, facilitando de forma progressiva as horas do sono.
Treino de relaxamento – procura-se reduzir a tensão ou minimizar pensamentos intrusivos que podem interferir com o sono.
Intenção paradoxal – Ajuda a estar acordado e evitar qualquer intenção de dormir.

Medicação para Dormir

Os hipnóticos são medicamentos que facilitam a entrada no sono. Foram utilizados com muita frequência, mas actualmente a sua utilização apresenta mais limitações.
Deverão ser utilizados apenas nos casos de insónia severa, como medida temporária, num período máximo de duas a quatro semanas e nos casos em que as medidas anteriormente propostas não resultaram.
Estes medicamentos apresentam efeitos secundários. Podem provocar confusão, sonolência no dia seguinte, alterações da marcha e as pessoas podem tornar-se dependentes.
A sonolência pode prejudicar os seus afazeres, em particular na condução e utilização de maquinaria.
Também podem provocar tonturas e desequilíbrio, dificuldade de concentração, agravamento da depressão e irritabilidade.
As medidas farmacológicas (Medicamentos) para tratamento da Insónia têm que ser prescritas por um médico competente e nunca deverá ser auto-medicação. Muito cuidado!
Tente sempre conhecer melhor os problemas relacionados com o seu sono. Informe o seu médico nas consultas. Compare como dormiu nos dias em que concretizou mais aspectos para melhorar o sono, com os dias em que que não o fez. Poderá verificar os seus progressos na melhoria do seu sono.

O Sono é essencial para o nosso Bem-estar, para a nossa Saúde Física e para a nossa Saúde Mental. 

Nunca se esqueça.

Cuide sempre de si e da sua saúde. Muito obrigado por estar desse lado.

Apresentação Joana Franco

Chamo-me Joana Franco, tenho 32 anos, e sou natural de Geraldes, aldeia pertencente ao Concelho de Peniche.
Enfermeira de Profissão, terminei o Curso de Licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem de Francisco Gentil, em Lisboa, no ano de 2010.
Nos anos mais recentes abracei desafios noutros países, nomeadamente Dubai onde fiz parte um projecto na área de Turismo, e em Inglaterra, onde trabalhei como Enfermeira em “Nursing Homes”, a cuidar de Pessoas com Demência.
Em Portugal, demonstrei o meu trabalho como Enfermeira no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, Hospital Júlio de Matos e, atualmente, trabalho na Clínica Psiquiátrica de Lisboa, em Telheiras.
Sou uma pessoa que aceita novas aventuras e, como tal, aceitei o convite de escrever para o Blog ‘Cultura e não Só’, em que apresento novos pontos de vista e dicas para tornar melhor a saúde do leitor.