terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Dan Brown estreia-se na literatura infantojuvenil com «A Sinfonia dos Animais»



O novo livro de Dan Brown, um dos autores mais lidos do mundo, será publicado em 27 países. Chegará a Portugal, em português, a 1 de Setembro, acompanhando a publicação do original nos Estados Unidos da América e o lançamento mundial.

A Sinfonia dos Animais é a estreia de Dan Brown na literatura infantojuvenil. Crianças e adultos poderão experienciar este livro ilustrado intemporal de várias formas: optando pela tradicional leitura em voz alta ou, à medida que se viram as páginas, ir desfrutando também das músicas originais que o autor criou a pensar nesta obra – cada música pertence a um animal. Para tal, recorre-se a uma aplicação gratuita que poderá ser descarregada para o smartphone e que utiliza a tecnologia de realidade aumentada para tocar instantaneamente cada uma das músicas: uma por cada página dupla, bastando para isso que o telefone seja colocado por cima do livro.

À medida que leem o livro e ouvem as músicas em conjunto, crianças e famílias transformam A Sinfonia dos Animais numa verdadeira experiência multissensorial.

Músico de longa data, Dan Brown inspirou-se em trabalhos de clássicos infantis como Pedro e o Lobo e em livros ilustrados da sua infância. N’A Sinfonia dos Animais, o autor combina música e literatura para uma nova geração de jovens leitores que utilizam as mais recentes tecnologias. 

«Adoro a arte de contar histórias e os meus livros sempre assentaram sobre vários temas», afirma Dan Brown. 
«Com A Sinfonia dos Animais, fiquei entusiasmado por poder construir esta ideia e criar uma experiência com várias camadas que conta com três tipos de linguagem em simultâneo: arte, música e palavras. Da mesma forma que uma ópera cativa o seu público com cenários maravilhosos, música dramática e drama lírico, A Sinfonia dos Animais pretende ser uma experiência imersiva para os olhos, os ouvidos e a mente, tudo ao mesmo tempo.»

A Sinfonia dos Animais, que conta com ilustrações de Susan Batori, é um livro ilustrado que permite uma experiência de entretenimento única. O Rato Maestro, com uma batuta na mão, guia os leitores na sua visita a vários amigos animais: chitas, cangurus, elefantes e baleias-azuis, entre outros. Cada página dupla é dedicada a um animal diferente e proporciona uma lição de vida que ajuda as crianças em muitos momentos. Estes rasgos de sabedoria inspiram nos animais conversas sobre temas como compaixão, paciência, respeito e confiança, e também sobre conceitos mais vastos, nomeadamente mindfulness, viver a vida com calma e sentido de comunidade. As criações de Susan Batori conferem um sentido de humor adequado às crianças, deixando ainda pistas e enigmas adicionais escondidos nas páginas, para os leitores mais atentos.



O conjunto das músicas contidas no livro foi tocado pela reconhecida Zagreb Festival Orchestra, na Croácia, e gravado pela Parma Recordings, sendo que a distribuição está a cargo da editora de música clássica Boosey and Hawkes. No site https://wildsymphony.com/ encontra-se uma amostra da música e de cenas dos bastidores.
Depois da publicação da obra, ficará disponível no site a aplicação que garante o acesso às composições musicais através de um QR Code no livro. Adicionalmente, o álbum completo d’A Sinfonia dos Animais será lançado em simultâneo com o livro em Setembro e ficará disponível em todas as grandes plataformas digitais.
Bob Lord, CEO da Parma Recordings e produtor musical d’A Sinfonia dos Animais, expressa o seu entusiasmo pelo trabalho com Dan Brown afirmando: «A Sinfonia dos Animais combina tradição e tecnologia à moda Dan Brown.
Os auditórios precisam de um novo clássico e A Sinfonia dos Animais é uma viagem fresca e cheia de vida para as crianças e as suas famílias.»
O primeiro concerto a nível mundial d’A Sinfonia dos Animais acontecerá a 10 de Outubro de 2020 em Xangai, na China. A chegada à Europa e aos Estados Unidos da América acontece mais tarde: a 6 de Novembro em Zagreb, na Croácia, e a 15 de Novembro na cidade natal de Dan Brown, Portsmouth, New Hampshire. Outros espectáculos orquestrais d’A Sinfonia dos Animais acontecerão e serão anunciados num futuro próximo.
Dan Brown é o autor número um de vários bestsellers internacionais, incluindo O Código da Vinci, Inferno, O Símbolo Perdido, Anjos e Demónios, Fortaleza Digital e Origem, com mais de 220 milhões de cópias vendidas. Está já a trabalhar no próximo livro, que contará com Robert Langdon como protagonista.

Sinopse
Estás pronto para uma grande aventura?
Vem viajar pelos bosques, savanas e mares com o Rato Maestro e os seus amigos músicos! Vais conhecer uma grande baleia-azul, chitas velozes, escaravelhos minúsculos e cisnes graciosos. Cada um deles tem um segredo para te contar. Ao longo do caminho talvez consigas descobrir as surpresas que o Rato Maestro deixou para ti, aqui e ali: uma abelha atarefada, a zumbir e a esconder-se; letras aos saltinhos, que são como pistas, e uma mensagem para decifrares, quando estiverem todas bem vistas. O Rato Maestro está a preparar uma grandiosa surpresa sinfónica.
A estreia de Dan Brown na ficção infantil, com este livro repleto de mensagens inspiradoras, mistério, música e entretenimento!

PVP: 15,50 €