terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Espetáculo sobre línguas em vias de extinção chega ao D. Maria II


A menor língua do mundo, espectáculo de Alex Cassal e Paula Diogo, chega à Sala Estúdio do Teatro Nacional D. Maria II no próximo dia 5 de Março, onde ficará em cena até dia 15 do mesmo mês.

Em 2100, o mundo poderá ter perdido metade das suas línguas: dos 7000 idiomas falados actualmente, espera-se que 50% não sobrevivam até ao final do século. Em Portugal estão ameaçadas línguas como a língua gestual portuguesa, o minderico, o aragonês, o barranquenho ou o mirandês. Foi este o ponto de partida dos criadores Alex Cassal e Paula Diogo para A menor língua do mundo.

Durante o processo de criação de A menor língua do mundo, a equipa artística do espectáculo viajou por Miranda do Douro, Minde e Barrancos – terras do mirandês, do minderico e do barranquenho – estabelecendo encontros entre um grupo multidisciplinar de artistas e pessoas que ainda carregam consigo a memória e a prática de algumas destas línguas em vias de extinção. Um trabalho de pesquisa que, mais do que registar algo que foi, pretendeu explorar possíveis vir-a-ser, criando menos um museu e mais uma feira.

Com texto e encenação de Alex Cassal e Paula Diogo, o espectáculo conta com interpretação de Bibi Dória, Sílvia Filipe e Zia Soares, e música de João Lopes Pereira. Estreado em Setembro de 2019 em Alcanena, no âmbito do Festival Materiais Diversos, A menor língua do mundo chega agora ao D. Maria II, onde ficará em cena de 5 a 15 de Março.