segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Eliades Ochoa no Tivoli



Vencedor do Grammy e um dos músicos mais icónicos da história da música cubana, Eliades Ochoa fará o seu primeiro concerto a solo em Portugal. Estrela dos Buena Vista Social Club, o artista apresenta-se dia 24 de Fevereiro no Teatro Tivoli BBVA. Sr Chan Chan, como é chamado em Cuba por causa do grande êxito cantado por ele no BVSC, traz para a capital portuguesa o seu estilo único de guitarra e voz e promete uma apresentação arrebatadora em Lisboa. No repertório do concerto, o público pode esperar muitos êxitos do country cubano que conquistou os corações do mundo e as novas canções do álbum "Vamos a bailar un son", lançado em Janeiro de 2020, além da participação especial da cantora flamenca Argentina.

Os bilhetes estão à venda pela Ticketline e nos locais habituais, com preços entre 15€ e 40€.

Além da digressão europeia, Eliades Ochoa, de 73 anos, e sua extraordinária história de vida são tema do filme "Eliades Ochoa - De Cuba ao mundo". A longa está a coleccionar muitos elogios da crítica especializada e também prémios no circuito de festivais.

A trajectória do lendário Buena Vista Social Club, que uniu alguns dos maiores artistas de Cuba - entre eles os já falecidos Ibrahim Ferrer e Compay Segundo -  sofreu uma guinada, na década de 90, a partir da gravação do disco de mesmo nome produzido pelo americano Ry Cooder. O álbum, que incluía canções cubanas clássicas como “Chan Chan”, “El cuarto de Tula” e “El carretero”, tornou-se um sucesso e foi apresentado em Amsterdão. O realizador alemão Wim Wenders transformou os registos dos concertos da capital holandesa e de Nova York no documentário que alçou o grupo a fenômeno mundial. 

Em 2015, os Buena Vista Social Club foram o primeiro grupo cubano a se apresentar na Casa Branca, nos Estados Unidos. O então presidente americano Barack Obama convidou os músicos a fim de estreitar os laços entre os dois países, que naquele momento tentavam uma aproximação.

O concerto de Eliades Ochoa no Tivoli é promovido pelas produtoras Jungle, Como No! e LadoBe Creative.



Eliades Ochoa no Tivoli  
Quando: 24 de fevereiro, às 21h30
Local: Teatro Tivoli BBVA
Morada: Av. da Liberdade, 182
Bilhetes: 15 a 40 euros