sábado, 29 de fevereiro de 2020

Receitas da Semana



Receitas da Semana



Arroz de Pato

Ingredientes

1 pato
1 cebola e meia
1 dente de alho
0,5 dl de azeite
2 folhas de louro
2 cravinhos
5 grãos de pimenta preta
3 chávenas de chá de arroz agulha
1 chouriço de carne de boa qualidade

Preparação

Limpar bem o pato e tirar-lhe todas as gorduras. Levar ao lume uma panela com bastante água e, quando começar a ferver, deitar o pato, juntamente com os grãos de pimenta, 1 folha de loureiro, o cravinho e meia cebola com casca. Temperar com sal. Se for feito na panela de pressão, a cozedura demora cerca de 30 minutos. Caso contrário, demora cerca de 1h30 e poderá ter de se acrescentar água ao caldo, conforme este for reduzindo.
A meio da cozedura, juntar metade do chouriço de carne. Quando estiver cozido, retirar do caldo, reservando-o.
Deixar arrefecer o pato e desfiá-lo, descartando a pele. Partir o chouriço cozido, em pedacinhos. Retirar do caldo a película de gordura que se forma à superfície e reservar. Levar a cebola picada ao lume juntamente com o azeite, o alho, a folha de loureiro.
Quando a cebola começar a caramelizar, juntar o arroz e ir mexendo para não pegar. Quando começar a ficar com os bagos esbranquiçados, juntar o caldo onde cozeu o pato, devidamente coado num passador, na proporção do dobro da quantidade de chávenas do arroz, mais uma, isto é, se foram 3 chávenas de arroz, deverão ser 7 chávenas de caldo. Se este não for suficiente, completar com água.
Deixar o arroz levantar fervura, mexer e deixar cozer 7 minutos. Num tabuleiro de ir ao forno, deitar metade da quantidade de arroz, espalhar por cima o pato desfiado e os pedaços de chouriço cozido e cobrir com o restante arroz. Enfeitar com a outra metade de chouriço cru, que entretanto se partiu às rodelas.
Verter por cima a gordura que se havia tirado da superfície do caldo. Levar ao forno a 200ºC cerca de 20  minutos, até o arroz ficar lourinho.



Tarte de Amêndoa

Ingredientes

Massa:

100g de açúcar  
100g de manteiga  
2 ovos  
3 colheres de sopa de leite  
250g de farinha  
1 colher de chá de fermento  

Recheio:  

150g de amêndoas palitadas  
100g de açúcar  
100g de manteiga  
3dl de leite
Manteiga q.b  

Preparação

Unta-se uma tarteira de fundo amovível com manteiga. Liga-se o forno a 180ºC.
Bate-se o açúcar com a manteiga ate obter um creme esbranquiçado. Junta-se os ovos, um a um, batendo-se bem entre cada adição, o leite, a farinha e o fermento.  Amassa-se tudo. 
Verte-se na tarteira e leva-se ao forno durante 25 minutos. 
Entretanto, prepara-se o recheio, levantando a lume brando todos os ingredientes. Mexe-se ocasionalmente e deixa-se engrossar. Retira-se a tarte do forno e com a ajuda de uma espumadeira, coloca-se por cima o preparado de amêndoa. Aumenta-se a temperatura do forno para 220ºC e deixa-se cozer até alourar.
Retira-se do forno, deixa-se arrefecer e desinforme.