quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Subitamente no verão passado no D. Maria II



A companhia Primeiros Sintomas está de regresso ao Teatro Nacional D. Maria II, desta vez, com a estreia de Subitamente no verão passado. A mais enigmática das peças de Tennessee Williams sobe ao palco da Sala Estúdio de até 23 de Fevereiro, numa encenação de Bruno Bravo.

Publicado em 1958, este clássico da literatura norte americana inscreve-se no extravagante imaginário sulista dos Estados Unidos da América, mas o seu enredo é universal: o conceito de verdade como fenómeno mutável, indeterminado e sujeito a uma multiplicidade de versões, é um dos temas fulcrais da peça.

Sebastian, personagem central de Subitamente no verão passado, mas sem presença física, morre em circunstâncias misteriosas, em Espanha, acompanhado pela sua prima Catharine, que com ele viajou pela primeira vez. É ela a única testemunha da sua morte, e a sua versão da verdade poderá mudar tudo.

Uma coprodução do Teatro Nacional D. Maria II e dos Primeiros Sintomas, Subitamente no verão passado é uma encenação de Bruno Bravo, com interpretação de Alice Medeiros, Carolina Salles, Joana Campos, João Pedro Dantas, José Leite, Marina Albuquerque e Mónica Garnel.

Sinopse
Subitamente no verão passado inscreve-se no extravagante imaginário sulista dos Estados Unidos da América, mas é universal: o conceito de verdade como fenómeno mutável, indeterminado, sujeito a uma multiplicidade de versões – também na ténue relação entre realidade e ficção – é um dos temas fulcrais da peça. Sebastian, personagem central mas sem presença física (toda a peça se desenrola à volta do seu desaparecimento), é descrito pela mãe, a Sra. Venable, como um poeta luminoso, eternamente jovem, casto, sensível, torturado pela revelação de Deus nas manifestações cruéis, selvagens e implacáveis da natureza. Sebastian morre em circunstâncias misteriosas, em Espanha, acompanhado pela sua prima Catharine, que com ele viajou pela primeira vez.
É ela a única testemunha da sua morte e a sua versão da verdade poderá mudar tudo.

qua e sáb, 19h30 > qui e sex, 21h30 > dom, 16h30