terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Crónica Saúde - Joana Franco



Esta semana vamos abordar o tema: Saúde Mental no Trabalho. O Trabalho é uma grande parte do nosso dia-a-dia e, se não for saudável para a pessoa, vai tornar-se um fardo e uma possível contribuição para a alteração no nosso bem-estar e saúde no geral, especialmente a Saúde Mental.
Os problemas de saúde mental, como a depressão e a ansiedade, entre outros, têm um impacto negativo e significativo a nível individual e, em particular, no plano profissional, explicando grande parte da redução da produtividade e do absentismo laboral. Considerando esta realidade, a Ordem dos Psicólogos Portugueses estima que, em Portugal, dois em cada dez trabalhadores apresentam vulnerabilidades em termos de saúde mental, pelo que se torna de extrema relevância o rastreio, avaliação e acompanhamento destas questões no âmbito do trabalho.

Controlo e Gestão de Fatores Psicossociais
A Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho considera os factores organização do trabalho e relações interpessoais como fundamentais na promoção da integridade psicológica dos trabalhadores e prevenção de situações-problema no trabalho, tais como:
•O stress ocupacional (experienciado quando as exigências laborais são superiores à capacidade de gestão pelo trabalhador);
•A síndrome de burnout (caracterizada pelo esgotamento a nível profissional);
•A violência e o assédio moral e sexual;
•A fadiga e a carga mental (directamente relacionadas com os horários de trabalho atípicos que dificultam a conciliação da vida pessoal com a profissional);
•O presentismo (fenómeno de passar mais horas “ligado” ao trabalho que o previsto);
•As exigências do trabalho emocional (relacionado com o distanciamento pessoal e gestão das emoções em funções específicas).

Necessidade de Promoção do Bem-Estar no Trabalho
Uma maior atenção face à adopção de medidas que monitorizem e promovam o bem-estar nos locais de trabalho poderá traduzir-se em inúmeros benefícios para as organizações, entre os quais, a redução de custos ligados ao absentismo e o aumento do envolvimento, motivação e satisfação com a vida profissional.

Em termos gerais, a estratégia de prevenção de riscos psicossociais e de promoção da saúde mental assenta sobretudo num paradigma de humanização da experiência de trabalho, sendo claro que um trabalhador que esteja inserido numa organização que tem em conta a sua saúde e o seu bem-estar pessoal terá maior sentido de pertença e segurança, será mais produtivo e construirá um maior número de relações positivas com os outros e consigo próprio.

A acção das Empresas nesta área
Conforme o Programa Nacional de Saúde Mental da Direção Geral de Saúde, considera-se imprescindível que as organizações e a própria comunidade adoptem uma postura compreensiva e holística face a estas questões, disponibilizando serviços de apoio nesta área, bem como acções de sensibilização e de formação para efeitos de prevenção/promoção da saúde mental, combate ao estigma e, por conseguinte, melhoria da produtividade empresarial / laboral.
A aposta das empresas na prevenção, no diagnóstico e no acompanhamento é fundamental. Este processo pode ser adaptado a qualquer sector de trabalho, o que vai implicar muita formação e consciencialização dos recursos humanos, das lideranças, das pessoas que tomam decisões e dos funcionários das empresas, e no fundo, de todos nós.
Ao melhorar o ambiente de trabalho, todos os trabalhadores serão mais felizes, levando a que menos problemas deste âmbito possam surgir.
Vamos cuidar dos nossos trabalhadores e dar-lhes as condições de trabalho de que são merecedores.
Muito obrigado por continuar sempre desse lado.
Cuide de si e da sua saúde.

Apresentação Joana Franco

Chamo-me Joana Franco, tenho 32 anos, e sou natural de Geraldes, aldeia pertencente ao Concelho de Peniche.
Enfermeira de Profissão, terminei o Curso de Licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem de Francisco Gentil, em Lisboa, no ano de 2010.
Nos anos mais recentes abracei desafios noutros países, nomeadamente Dubai onde fiz parte um projecto na área de Turismo, e em Inglaterra, onde trabalhei como Enfermeira em “Nursing Homes”, a cuidar de Pessoas com Demência.
Em Portugal, demonstrei o meu trabalho como Enfermeira no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, Hospital Júlio de Matos e, actualmente, trabalho na Clínica Psiquiátrica de Lisboa, em Telheiras.
Sou uma pessoa que aceita novas aventuras e, como tal, aceitei o convite de escrever para o Blog ‘Cultura e não Só’, em que apresento novos pontos de vista e dicas para tornar melhor a saúde do leitor.