sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Novo Honda Jazz Full Hybrid



O novo Honda Jazz oferece uma fantástica experiência de condução, com performances eficientes e de elevadas capacidades de resposta, graças à tecnologia híbrida e:HEV equipada de série. Esta nova proposta de veículo compacto disponibiliza o conjunto de soluções mais atraente do seu segmento, combinando maior conforto dos ocupantes, tecnologias intuitivas, com conectividade e serviços remotos de bordo que se integram perfeitamente na vida quotidiana dos ocupantes.

 O novo Jazz e:HEV desempenha um papel fundamental no compromisso da Honda na electrificação da sua gama até 2022. O Honda Jazz vai iniciar a sua comercialização no verão de 2020.

Tecnologia híbrida e:HEV avançada

Pela primeira vez, o Jazz será vendido exclusivamente em toda a Europa com uma motorização híbrida avançada. Com o novo logótipo e:HEV da Honda, o novo Jazz foi concebido para oferecer uma mistura excepcional de performances fortes e eficiência impressionante, complementando os seus níveis líderes de classe em conforto interior e máxima funcionalidade.

 O sistema e:HEV foi desenvolvido especificamente para o Jazz e projectado para oferecer uma experiência de condução agradável. Este sistema é composto por dois motores eléctricos compactos de elevada potência a um motor a gasolina DOHC i-VTEC de 1.5 litros, uma bateria de iões de lítio e uma inovadora transmissão de engrenagem fixa, tudo comandado por uma unidade de controlo de potência inteligente; esta unidade opera em harmonia oferecendo respostas suaves e directas.

 A potência total é de 109 CV/80 kW e as acelerações de zero até aos 100 km/h levam apenas 9,4 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 175 km/h. O efeito é uma condução confortável e sem esforço, seja em cidade ou a alta velocidade nas vias rápidas Este sistema híbrido de alta eficiência produz emissões de CO2 tão baixas como 102 g/km (em ciclo WLTP) e oferece consumos de apenas 4,5 l/100 km (em ciclo WLTP) no modelo base e 110 g/km (em ciclo WLTP) e 4,8 l/100 km (em ciclo WLTP) no Crosstar.

 Para oferecer esta experiência de condução altamente recompensadora e de excepcional eficiência, a configuração híbrida e:HEV avançada selecciona ininterruptamente os três condução intercambiáveis:

 • Condução em modo eléctrico EV: a bateria de iões de lítio fornece energia directamente ao motor de propulsão eléctrica

• Condução em modo híbrido: o motor de combustão fornece energia ao motor-gerador eléctrico, que por sua vez fornece energia ao motor de propulsão eléctrica

• Condução em modo convencional: o motor a gasolina é ligado directamente às rodas através de uma embraiagem de bloqueio (lock-up).



Na maioria das situações de condução urbana, a eficiência ideal é alcançada através de transições contínuas entre os modos EV Drive e Hybrid Drive. Na condução nas vias rápidas, é usado o modo Motor Drive, complementado por uma intensificação de potência "a pedido" com origem no motor de propulsão eléctrica, permitindo acelerações rápidas.

 Em modo híbrido, o excedente de potência do motor a gasolina também é usado para recarregar o conjunto de baterias através do gerador. O modo de condução eléctrico também é accionado quando o carro está em desaceleração, recuperando a energia por meio da travagem regenerativa para recarregar a bateria.

 A mudança entre os três modos de condução é imperceptível para os ocupantes; os engenheiros de desenvolvimento do Jazz fizeram um esforço considerável para minimizar o atraso durante as transições. Os motores eléctrico com tecnologia proprietária da Honda tiveram como eixo central no seu desenvolvimento a redução de peso e espaço e, ao mesmo tempo, maximizar a potência disponibilizada; o motor de propulsão elétrica pode atingir as 13.300 rpm e disponibiliza um 253 N.m de binário, produzindo um binário elevado de até 253 N·m, para acelerações substanciais a baixa velocidade.

 Em vez de usar uma transmissão convencional, é usada uma caixa de relação única que cria uma ligação direta entre os componentes móveis, o que resulta numa transferência mais suave de binário e numa sensação linear durante a aceleração. Este formato significa que o sistema da Honda é mais compacto do que uma caixa eCVT com engrenagens planetárias tipicamente encontradas nos outros veículos híbridos, para além de ser mais refinada.

 Além das acelerações suaves oferecidas pelo e:HEV, o conforto de condução no novo Jazz está ainda melhor graças à utilização de suspensões de baixo atrito e carroçaria de rigidez melhorada.



Disposição inteligente para um espaço incomparável

Ao desenvolver o novo Jazz, a equipa de engenharia da Honda trabalhou em estreita colaboração com a equipa de design para garantir que o veículo mantinha os níveis que o tornaram uma proposta líder da classe também em termos de classe de espaço interior; esta era a marca registada das gerações anteriores. A capacidade da bagageira (com os bancos traseiros em posição vertical) começa em 298 litros e sobe para uns impressionantes 1.203 litros (bancos traseiros rebatidos, até ao teto). Estes valores foram alcançados através da disposição inteligente dos componentes híbridos da motorização no chassis e no compartimento do motor.

Os desenvolvimentos mais importantes incluem a redução do tamanho do sistema de admissão do motor de combustão, a transmissão completa, incluindo os motores de propulsão e gerador, bem como a unidade de controlo de potência (PCU), tudo para criar espaço adicional. Isto permite que a bateria auxiliar de 12 V também caiba no compartimento do motor. Esta disposição inteligente foi possível graças à utilização de semicondutores de potência de última geração na unidade de controlo de potência.

O posicionamento do depósito de combustível no centro do chassis e por baixo dos assentos dianteiros também é fundamental para maximizar o habitáculo, o que é único nesta classe. Isto permite ao Jazz manter a configuração dos bancos mágicos traseiros, algo excecionalmente versátil e que oferece uma flexibilidade ímpar, pois permite rebater os bancos levantando os assentos ou rebatendo os encostos de forma plana com o piso da bagageira, consoante as necessidades.



Nova capacidade intuitiva de conectividade

Este novíssimo Honda Jazz oferece um sistema de conectividade sem fios a bordo, que permite que os ocupantes se liguem ao seu quotidiano com a maior das facilidades. O ecrã tátil é simples de usar e foi concebido para minimizar os fatores de distração ao condutor; o tempo de operação dos comando mais regularmente usados foi reduzido em 58% em comparação com o modelo anterior, proporcionando uma experiência mais segura e ergonómica.

O interface do sistema é percorrido usando a forma de todos conhecida de um smartphone, com comandos deslizantes com o dedo para percorrer as várias páginas e listas. O ecrã pode ser configurado para atender a qualquer requisito de utilização, possuindo atalhos personalizáveis para as funções e fontes de áudio usadas com mais frequência.



Os serviços de infotainment conectados são acedidos através do ecrã tátil ou ativados por voz, incluindo meteorologia, locais de estacionamento, música, navegação, localização e serviços telefónicos. O conjunto abrangente de aplicações integradas pode ser complementado pela replicação do smartphone através dos protocolos Android Auto e Apple CarPlay, ambos disponíveis através de ligação sem fios ou usando um cabo USB. O novo Jazz está disponível pela primeira vez com hotspot Wi-Fi.

Os designers de interiores deste modelo tiveram a maior atenção aos detalhes na criação do painel de instrumentos e o interface muito bem organizados. Respondendo positivamente aos pedidos dos clientes, a Honda repôs os comandos físicos das principais funções, com mostradores táteis e precisos para a regulação dos sistemas de aquecimento e ventilação.