sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Mais Que Mil Imagens, de António Mega Ferreira



Partindo das fortes emoções estéticas que determinadas obras – do design, da pintura, do cinema e da arquitectura – provocaram no autor, Mais Que Mil Imagens é, nas palavras de António Mega Ferreira, «o resultado de impulsos literários desencadeados por estímulos visuais».

É este resultado, em forma de breves ensaios reunidos numa belíssima edição encadernada e com imagens a cores, que já está nas livrarias publicado pela Sextante Editora. 

SINOPSE
Mais Que Mil Imagens não é o «museu imaginário» do seu autor. Não se recolhem nele todas as suas imagens preferidas. Recolhem-se, isso sim, imagens que suscitaram, em diversos momentos, o desejo de escrever. O livro deve ser lido como o resultado de impulsos literários desencadeados por estímulos visuais. De Caravaggio a Ingmar Bergman, de Edward Weston a Elvis Presley, de Picasso a Niemeyer, da pintura ao design, da arquitectura ao cinema, da fotografia à autorrepresentação, esses estímulos estão na raiz dos textos que deles se desataram.

Ao todo, são mais, muito mais, do que mil palavras; mas as imagens que aqui se reproduzem, e as que elas pressupõem, são também mais, muito mais, que mil imagens. Uma forma de olhar; e uma forma de pensar o que se vê.

Primeiras páginas disponíveis aqui.

PVP: € 25,00