quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Estas sensações são-lhe familiares?


Palmas das mãos suadas, coração acelerado, tremores e músculos tensos. Estas sensações são-lhe familiares? Quando o pensamento não para, como não entrar em pânico? Sabia que as perturbações por ansiedade são os distúrbios mentais mais comuns em todo o mundo? Estima-se que 33,7% das pessoas (cerca de um terço da população global) sofrem de ansiedade em alguma fase da sua vida.

É, pois, fundamental falar de ansiedade nos dias de hoje. E é nesse contexto que surge Guia Prático para Vencer a Ansiedade, preparado a quatro mãos pelo psiquiatra Diogo Telles Correia e pelo psicólogo José de Almeida Brites. Chega às livrarias já a 28 de Fevereiro.

Escrito por dois especialistas portugueses, este é um guia claro, prático, acessível e fácil de utilizar no dia-a-dia. Das fobias aos pensamentos obsessivos e dos ataques de pânico à hipocondria, Guia Prático para Vencer a Ansiedade disponibiliza todas as respostas às perguntas mais frequentes, bem como exercícios simples para superar os imprevistos e obstáculos do quotidiano. Tudo baseado nas melhores práticas clínicas e em técnicas terapêuticas comprovadas.

A sessão de lançamento de Guia Prático para Vencer a Ansiedade, de Diogo Telles Correia e José de Almeida Brites, decorre a 5 de Março, às 18h30, na FNAC Colombo, em Lisboa. Com apresentação do Professor Doutor Américo Baptista.

Sobre os Autores

Diogo Telles Correia é médico psiquiatra, psicoterapeuta e professor auxiliar com agregação da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde leciona Psiquiatria, Psicopatologia e História da Medicina. Dá também aulas de Psiquiatria Forense na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. É ainda assistente graduado de psiquiatria no Hospital de Santa Maria e no Centro de Transplante Hepático do Hospital Curry Cabral. Tem dez livros publicados, para um público quer mais generalista, quer técnico, através de manuais que coordenou e que são recomendados em várias universidades portuguesas, brasileiras e dos PALOP. Publicou mais de meia centena de artigos e capítulos em jornais e livros científicos nacionais e internacionais. É presidente da Associação Portuguesa de Psicopatologia, vice-presidente da secção de Psiquiatria de Ligação da Associação Europeia de Psiquiatria e membro da Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva, bem como de várias outras associações científicas nacionais e internacionais. Na Bertrand, publicou anteriormente Pensar. Sentir. Viver (com Judite Sousa) e A Ansiedade nos Nossos Dias.

José de Almeida Brites é psicólogo clínico e do aconselhamento, com formação em Terapias Comportamentais e Cognitivas e doutoramento em Neuropsicologia Clínica pela Universidade de Salamanca. É professor auxiliar na Escola de Psicologia e das Ciências da Vida da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, e diretor executivo d’O Companheiro – Associação de Fraternidade Cristã, IPSS. Tem dois livros previamente publicados e é autor ou coautor de vários trabalhos científicos publicados em revistas internacionais e nacionais, bem como de capítulos em livros sobre psicologia clínica e das emoções. É membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses, da European Federation of Psychologists’ Associations e da Sociedad Española para el estudio de la Ansiedad y el Estrés. Em 2015 foi distinguido pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias com a Medalha de Ouro de Reconhecimento Académico.