quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Um livro sobre a mania da comida escrito por um maníaco da comida


Cachupa na Cova da Moura, os seis mandamentos do bitoque, frango assado, a importância da varinha mágica numa sopa e, claro, petiscos como larvas, grilos e tarântulas. Quando se autointitula «o homem que comia tudo», Ricardo Dias Felner assume o que quer dizer. Há pouco que ele não coma. E sabe escrever com elegância   sobre essa experiência.

O livro que a Quetzal Editores faz chegar às livrarias a 28 de Fevereiro reúne, entre outros, textos escritos ao longo de vários anos, fazendo jus ao blogue que manteve durante esse tempo e que dá título ao livro.

O Homem Que Comia Tudo, de Ricardo Dias Felner, é uma aventura de risco pelos grandes lugares da comida. Mistura memórias pessoais com visitas a restaurantes populares, receitas e evocações culinárias maravilhosas. E viaja em redor da mania portuguesa pela comida. A sessão de lançamento decorre a 21 de Fevereiro, às 21h00, no festival Correntes D’Escritas, na Póvoa de Varzim, com a presença do autor e do editor da Quetzal Editores, Francisco José Viegas.

Sobre o Autor

Ricardo Dias Felner tem 43 anos e é um dos mais respeitados críticos gastronómicos portugueses. Foi jornalista no Público e diretor da Time Out. Os seus artigos apareceram no Expresso, Público, Grandes Escolhas, Time Out e Sábado. Na ficção, estreou-se na Quetzal com Herói no Vermelho. Quando não está a escrever ou a fazer surf, gosta de preparar comida de tacho. O seu prato favorito é bacalhau cozido com grão. Mas, de larvas a tubarão fermentado, passando por batatas fritas, há pouco que não coma.