quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Dia dos Namorados na Casa da Calçada e jantar no Largo do Paço


Entre o Porto e o Douro, num antigo palácio barroco do século XVI, encontra-se a um tempo uma experiência gastronómica ímpar e uma viagem pelo património de um país. Em pleno centro histórico da romântica cidade de Amarante, a apenas 60 km do Porto, inserido no luxuoso hotel de charme Casa da Calçada, encontra-se o restaurante Largo do Paço. Distinguido pela primeira vez em 2004 com uma estrela Michelin, partilha com a Casa da Calçada todos os exigentes requisitos da conceituada chancela Relais & Châteaux. 

As paredes do palácio contam a história de um património que não fica por aqui e se estende a cada um dos pratos que descrevem a cozinha do chef Tiago Bonito, no restaurante Largo do Paço. Vivências e sabores que atravessam os tempos e oferecem aos visitantes um olhar renovado sobre a cozinha mediterrânea e as tradições portuguesas. 

Das invasões francesas à instauração da Primeira República, são muitos os momentos em que à mesa do palácio se fez História. Particularidade essa que permanece na atualidade. No Largo do Paço é possível aliar a alta cozinha à tradição, à riqueza e herança culturais, e aos sabores de um país cheio de História para contar. Aqui, o objetivo é que exista algo de familiar numa cozinha profundamente portuguesa. Despertar memórias e vivências a quem o visita, através de pratos sempre inovadores e criativos. O segredo está na seleção rigorosa dos produtos nobres utilizados por Tiago Bonito nas suas criações, com máxima valorização da frescura, sustentabilidade e sazonalidade dos ingredientes. Para isso, é imperativo conjugar o respeito pela tradição com o uso das mais inovadoras técnicas, preservando sabores originais ao mesmo tempo que se inquieta uma vontade de reinvenção permanente. 

Ao longo dos últimos anos, o Largo do Paço tem vindo a acumular diversos prémios e distinções. Em 2019, pela mão do chef Tiago Bonito, renovou a sua estrela Michelin. Integra a lista Wine Tourism in Portugal (Tripadvisor), bem como o ranking dos mil melhores restaurantes do mundo (La Liste), tendo sido igualmente distinguido com um Garfo de Ouro (Boa Cama Boa Mesa) e com dois Sóis (Guia Repsol). 

O restaurante que já foi dirigido por grandes chefes nacionais tem atualmente o chef Tiago Bonito a liderar a cozinha deste palácio onde todos os sabores são reais. O chef define o seu trabalho como uma procura constante pela harmonia perfeita entre tradição, origem e inovação, e é com base nesta filosofia que dá vida à carta do Largo do Paço, com pratos inspirados na cozinha tradicional portuguesa, trabalhados com técnicas e soluções contemporâneas e arrojadas, que resultam em pratos de autor surpreendentes. 

Chef Tiago Bonito 
Apaixonado pela tradição, Tiago Bonito pratica uma cozinha mediterrânica, de raiz portuguesa, criando experiências gastronómicas de excelência em que não há prazeres proíbidos. 

Com apenas 31 anos, o chef original de Coimbra é um dos mais destacados chefes da gastronomia nacional, tendo conquistado o título de Chef Cozinheiro do Ano em 2011. Natural do concelho de Montemor-o-Velho, trabalhou no Algarve e em Lisboa, construindo uma carreira sólida que conta, desde 2017, com o restaurante da Largo do Paço, na Casa da Calçada. 

Os pratos do jovem chef refletem o seu enorme apreço pela arte da cozinha, bem visível na carta repleta de memórias de sabores de infância e de lugares por onde passou ao longo da sua vida. Uma ementa inspirada em lembranças que dão forma à sua criatividade e prestam homenagem às suas raízes, contando a sua história. 

Nos dois menus de degustação, “Caminhos” e “Identidade”, e no serviço à carta, onde as origens marcam forte presença, é ainda clara a sua ligação ao mar e à costa portuguesa, reflexo do seu início de carreira no Algarve. No Largo do Paço destacam-se a sua paixão pelo mar e o respeito na confecção dos produtos, numa cozinha que mistura tradição e transgressão em doses equilibradas, e que se completa com um serviço de excelência, acolhedor, informal e sofisticado.


Sobre a Casa da Calçada 
Entre o Porto e o Vale do Douro, há uma cidade e um palácio do século XVI por descobrir, em Amarante. Cidade romântica de traços barrocos, sabe receber e maravilhar quem a visita, com o rio Tâmega aos pés, que reflecte o verde da serra e é espelho da herança cultural e do património ambiental desta região. 

Aqui, entre um passado repleto de História e o nascer de um novo Mundo, encontramos a Casa da Calçada Relais & Châteaux. Um palácio do século XVI que proporciona aos seus hóspedes uma experiência real. Os quartos intemporais, os amplos jardins, as deslumbrantes vinhas, um restaurante – Largo do Paço - que proporciona uma experiência gastronómica única, e a simpatia de quem recebe de braços abertos, caracterizam este palácio. 

Construído para ser um dos principais palácios do Conde de Redondo, o edifício viaja na história de Portugal e da Europa. Durante as invasões francesas, aqui se instalaram os comandos aliados de Portugal e Inglaterra. Em 1880, António do Lago Cerqueira, um dos mais relevantes líderes políticos da Primeira República, nasce no palácio, na altura propriedade da família. Pela sua mão, as salas do palácio tornaram-se num prolífico espaço de encontro entre políticos e intelectuais na viragem para o século XX. 

Em 2001 a propriedade foi completamente recuperada e transformada num hotel. Membro da conceituada Relais & Châteaux desde 2004, a Casa da Calçada é hoje uma referência incontornável da oferta de hotelaria do norte de Portugal. Este processo foi realizado por uma equipa de arquitetos que preservou o estilo barroco do palácio original. Contudo, a decoração de estilo romântico transmite, através da mobília, tecidos e detalhes decorativos, um ambiente familiar, em que os hóspedes regressam temporariamente ao passado.