segunda-feira, 23 de março de 2020

A Doçaria Portuguesa: Centro, de Cristina Castro



Oeiras também é feita de sabores e o Município quer valorizar e recuperar receitas tradicionais desta terra. Neste sentido, esta autarquia foi palco do lançamento de um livro de culinária onde se encontram referências a quatro doces locais, nomeadamente os Palitos do Marquês, os Stick, as Delícias da Oceania e as Queijadas de Oeiras.  

Cristina Castro é a autora desta publicação, que integra a colecção de livros “A Doçaria Portuguesa”, a qual oferece ao público o maior e mais completo retrato dos doces que hoje se produzem no país. Com uma investigação histórica à origem de cada doce e uma busca no terreno para encontrar quem os produz, esta é uma obra monumental de Cristina Castro, nunca antes feita com tal amplitude.

 Na investigação sobre bolos tradicionais portugueses identificou-se que os Palitos do Marquês ou Palitos D’Oeiras são mencionados em diversos registos, como “As Praias de Portugal”, de Ramalho Ortigão (1876), em “O Primo Basílio”, de Eça de Queiroz (1878), em “A Extremadura Portugueza”, de Alberto Pimentel (1908), na Etnografia Portuguesa, volume III, 1942, de J. Leite de Vasconcelos, em anúncios do “Diário Illustrado” (1927), num anúncio no “Diário Illustrado”, da Confeitaria Nacional, em 1875, no “Almanach” da Agência Primitiva de Annuncios, onde encontramos um anúncio da Confeitaria Nacional, em 1871.