quarta-feira, 18 de março de 2020

«Ascensão e Queda», de Paul Strathern



«Ascensão e Queda», de Paul Strathern, chegará às livrarias portuguesas a 20 de Março, conta-nos uma história do mundo por meio de dez impérios, sete continentes , quatro milénios.
Na obra são alvo de análise o Império Acádio, o Império Romano, os Califados Omíada/Abássida, o Império Mongol, a Dinastia Yuan, o Império Asteca, o Império Otomano, o Império Britânico, o Império Russo e o Império Americano. 
Examina-se o desejo de poder da humanidade, sob as suas formas mais infames ou mal compreendidas, e traça-se a evolução do impulso imperial, desde a agressão militar primária dos impérios antigos até à subtil mas eficaz influência cultural das actuais super potências. No final da obra, o autor partilha algumas perspectivas de futuro.


Sinopse:
Do Império Acádio aos EUA, este livro percorre a história do mundo por meio dos seus dez maiores impérios. Através deles examina o desejo de poder da humanidade, sob as suas formas mais infames ou mal compreendidas, e traça a evolução do impulso imperial, desde a agressão militar primária dos impérios antigos até à subtil mas eficaz influência cultural das actuais super potências.
Encontramos impérios com todas as suas contradições, como o Mongol, o maior império terrestre que o mundo já conheceu, e também o mais efémero. Esta obra revela-nos também paralelismos históricos espantosos, mas com frequência não inter-relacionados: a existência de pirâmides não apenas no Egipto mas também em Babilónia, no México e na China; ecos inconfundíveis do mito da criança abandonada que é encontrada num cesto, que surge no Antigo Testamento, nos mitos fundadores acádios e no hinduísmo. Acima de tudo, demonstra-nos que em todo o mundo a ambição de grandeza imperial – dos imperadores romanos a Hitler – se baseia em sonhos de utopia e imortalidade, mas também que todos os impérios contêm a semente da autodestruição desde o primeiro instante.