terça-feira, 24 de março de 2020

Crónica Saúde - Joana Franco



Existem vários tipos de meditação, elas variam conforme a tradição e o motivo pelo qual são realizadas. A meditação profunda e praticada de forma correcta pode trazer diversos benefícios para os adeptos, e para que haja essa sinergia é muito importante que se procure por um tipo de meditação adequado a si mesmo.

Para entender sobre os tipos, primeiro vamos compreender o que é a meditação.

Muitos livros e praticantes definem a meditação como o despertar do homem para a conexão com o interior, o que traz autoconhecimento, paz, controlo mental, espiritual e físico. Assim, é como se nos disposessemos e mostrássemos o interesse de nos encontrarmos com o nosso melhor e buscássemos a paz espiritual.

Esta prática auxilia a encontrar o caminho e a motivação para seguir em frente. Isso é, a cada vez que entramos em num estado meditativo temos a oportunidade de agirmos em busca do nosso bem-estar, onde o silêncio nos proporciona o encontro das melhores respostas.

Porquê e como meditar?
Foi provado cientificamente que a prática da meditação é benéfica em diversos sentidos, trazendo um equilíbrio psicológico para os praticantes. Sendo assim existem várias vertentes: meditação para ansiedade, stress, depressão, deficit de atenção, sabedoria, calma, etc. Com ela, é possível discernir todos os sentimentos negativos e positivos e assim encontrar um equilíbrio ou sentido maior para tudo o que acontece nas nossas vidas.

Por isso, são inúmeros os benefícios da meditação, como:

ajuda a conter a raiva e o stress;
purifica as energias;
eleva a espiritualidade;
promove o bem-estar;
aumenta a produtividade, concentração e segurança;
ajuda a superar traumas;
“desperta” a mente;
traz motivação;
traz paz interior;
aumenta a produção de hormonas.

Tipos de meditação

Meditação Budista
Descrevendo-a de maneira simples: busca a purificação, o foco na vida e a compreensão dos desejos humanos.

Zazen: significa “meditação sentada”, como a tradução já diz, geralmente é feita na posição de lótus, isto é, sentado com as pernas cruzadas. E o foco é totalmente voltado na movimentação do ar.

Vipassana: significa “visão clara”, visa sempre a concentração, tranquilidade e investigação, isto quer dizer, tomar atenção plena em absolutamente tudo do corpo.

Consciência Plena: neste caso, é uma adaptação das principais e tradicionais práticas budistas e ela vem da concentração intencionalmente do momento presente.

Metta ou Kindness: esta palavra significa bondade benevolência e boa vontade. Esta meditação realiza-se sentado com os olhos fechados e visando os sentimentos citados. 

Meditação Hindu
Mantra (OM): utiliza-se o mantra para que entre no estado meditativo com mais facilidade, pois devido à vibração transmitida ela induz ao estado de relaxamento.

Existem alguns outros mantras famosos: om, so-ham, rama, yam, ham, om namah shivaya, om mani padme hum e nam myoho rengue kyo, etc.

Transcendental: Foi introduzido por Maharishi Mahesh Yogi, sendo uma forma mais ampla para meditação estabelecida através de diversos sons.

Yoga: Não existe na verdade uma e única meditação com esse nome, mas diversos exercícios de Yoga que auxiliam para uma meditação. Podemos citar:

Meditação do Som
Tantra.
Eu Sou: Esta é a tradução de “atma Vichara” que também pode significar “investigar”. E busca principalmente encontrar nossas raízes e o princípio, para que possamos desvendar a pergunta”Quem sou eu?”.

Meditação Chinesa
Taoista: É uma tradição filosófica que visa e enfatiza a vida em harmonia. Esse termo significa: “princípio” ou ainda ” caminho”.

A principal característica é a transformação e geração de energia interna, além de existir outras diversas técnicas de meditação que partem da concentração e visualização. Como: Meditação Respiratória (Zhuanqi), Meditação Vazio (Emptiness), Nei Guan (Visualização Interna), Shouyi, Yuanyou, Zuobo e Zuowang.

Chi Kung: Significa ” cultivo de energia”, e parte de um exercício que fortalece corpo e mente para a busca da saúde pela meditação. Isto é, uma técnica um tanto quanto diferente porque mexe com movimentos corporais lentos, onde o foco continuará no interno e na respiração.

Meditação Cristã
Dentro desta meditação existem outras 3 que completam:

Oração contemplativa: repetição de frases sagradas.

Leitura Contemplativa: ler e pensar o ensinamentos da Bíblia.

Sentado com Deus: silenciosamente concentrar a mente na presença de Deus.

Meditação Guiada
É uma prática moderna que é baseada em todas as tradições anteriores. Isto é: dependerá somente de criar uma fórmula para melhor se concentrar em numa meditação, geralmente ela é guiada por um som e até mesmo vídeos.

Portanto existem diversos tipos de meditação, todos com a sua particularidade e dirigidas por tradições distintas. Mas todas elas seguem a mesma linha de objectivo que é conectar o homem com sua verdadeira essência para assim encontrar o equilíbrio e paz interior.

Procure a meditação que melhor se adapta a si e que o ajudará a atingir a calma interior que necessita para o seu quotidiano.

Apresentação Joana Franco

Chamo-me Joana Franco, tenho 32 anos, e sou natural de Geraldes, aldeia pertencente ao Concelho de Peniche.
Enfermeira de Profissão, terminei o Curso de Licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem de Francisco Gentil, em Lisboa, no ano de 2010.
Nos anos mais recentes abracei desafios noutros países, nomeadamente Dubai onde fiz parte um projecto na área de Turismo, e em Inglaterra, onde trabalhei como Enfermeira em “Nursing Homes”, a cuidar de Pessoas com Demência.
Em Portugal, demonstrei o meu trabalho como Enfermeira no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, Hospital Júlio de Matos e, atualmente, trabalho na Clínica Psiquiátrica de Lisboa, em Telheiras.
Sou uma pessoa que aceita novas aventuras e, como tal, aceitei o convite de escrever para o Blog ‘Cultura e não Só’, em que apresento novos pontos de vista e dicas para tornar melhor a saúde do leitor