terça-feira, 17 de março de 2020

Andanças com Heródoto, de Ryszard Kapuscinski



Livros do Brasil expande colecção Dois Mundos – Não Ficção com esta obra incontornável, assinada por um dos grandes mestres do jornalismo moderno.  

Recém-licenciado, a trabalhar para uma agência de notícias polaca e com um desejo inquieto de conhecer os povos além-fronteiras, Ryszard Kapuscinski pede para partir em reportagem. O jovem jornalista leva consigo, durante vários anos, um exemplar oferecido pela sua redatora-chefe das Histórias de Heródoto, o historiador grego que vivera 2500 anos antes de si. «Era um volume de várias centenas de páginas. Os livros assim tão grossos têm um ar promissor e são como um convite a uma mesa bem posta», confessa o relator nas páginas inaugurais desta espécie de diário.

É embalado pelas reflexões deste autor clássico que Kapuscinski atravessa a Índia, a China, a Ásia Menor e África: tão longe foram as suas Andanças com Heródoto. Nestas páginas, ele tenta perceber não só o rumo da História recente, como compreender os hábitos e costumes do "outro". Uma viagem que, certamente, ainda hoje obriga a reflectir sobre as diferenças entre cada um de nós, mas que demonstra, afinal, que habitamos o mesmo planeta e que, como nota de esperança, é possível respeitar todas as fronteiras que nos separam.

PVP: 17,70 €