segunda-feira, 23 de março de 2020

Novos episódios de "Fora de Controlo" no Odisseias



Todos os dias, a imprensa apresenta um elevado número de sinistros causados em diversas ocasiões por erros humanos. Algumas destas tragédias, quer seja pelo seu elevado número de vítimas, pela sua espectacularidade ou pela sua transcendência, conseguem destacar- se perante outras e criar uma lacuna na história. Com o relato de testemunhos e a opinião de especialistas e com a ajuda de imagens de arquivo e de animações por computador, analisamos ao nível técnico e científico o que aconteceu em alguns dos desastres fora de controlo mais evidentes nos últimos anos.

14. Sismo e Tsunami em Fukushima Quinta-feira 2 de Abril, 22h30
Em Março de 2011, Fuskushima transformou-se no epicentro de um sismo, depois de um tsunami e finalmente de uma central nuclear prestes a explodir. Como é que se pode chegar a esta situação num país tão avançado tecnologicamente? Por que é que todos os sistemas de segurança falharam? Graças aos testemunhos dos sobreviventes, vamos descobrir minuto a minuto o que aconteceu no interior dos muros da central. Além disso, especialistas e cientistas vão falar-nos dos dias em que uma parte do Japão esteve prestes a desaparecer.

15. Acidente no Hudson Quinta-feira 9 de Abril, 22h30
15 de Janeiro de 2009, aeroporto de La Guardia em Nova Iorque. Pouco depois de descolar, um Airbus 320 da US Airways atinge um bando de gansos canadianos que destruíram os dois motores. O comandante Sullenberger toma a decisão de amarar no rio Hudson e consegue salvar a vida de 150 passageiros e da tripulação. Como é que umas aves conseguiram pôr em perigo um artefacto com mais de setenta toneladas? Por que é que os protocolos de segurança foram insuficientes? Será que teriam conseguido regressar ao aeroporto de origem? Graças à opinião de especialistas, ao testemunho de sobreviventes e às imagens em 3D, vamos rever o que aconteceu no avião e no interior dos seus reactores. 



16. O Furacão Irma Quinta-feira 16 de Abril, 22h30
Em Setembro de 2017, as idílicas praias do Caribe foram o palco de uma das piores catástrofes meteorológicas do século XXI. O furacão Irma arrasou nove territórios, causou 134 mortes e mais de um milhar de feridos. Por que é que não foi possível prever o início de uma tempestade tão violenta? Para compreender esta tragédia, vamos falar com os melhores especialistas, meteorologistas e engenheiros aerodinâmicos e vamos reunir os testemunhos dos sobreviventes que tiveram de suportar uma catástrofe fora de controlo com ventos de mais de 300 quilómetros por hora.

17. Quem Afundou o Kursk? Quinta-feira 23 de Abril, 22h30
12 de Agosto de 2000. O que deviam ser umas simples manobras militares, acabam com o K-141 Kursk, o submarino mais eficaz da frota russa, encalhado a 108 metros de profundidade. O que aconteceu para que este monstro nuclear de 154 metros de comprimento e 18000 toneladas acabasse no fundo do mar? Por que é que os 118 membros da tripulação não conseguiram fazer nada para evitar a catástrofe? E como é que conseguiram sobreviver neste inferno? Graças às histórias verdadeiras de testemunhos directos, engenheiros e militares, vamos reviver a tragédia do Kursk a partir do interior e o seu resgate impossível de ser realizado.

18. 1999, o Temporal do Século Quinta-feira 30 de Abril, 22h30
26 de Dezembro de 1999. O computador de Météo France, capaz de realizar 120000 milhões de operações por segundo, não regista nenhuma anomalia. Mas, durante a noite, as rajadas de vento começam a atingir a Normandia a 130 km/h, a central nuclear de Flamanville fica fora de serviço e, pouco depois, o vento alcança os 200 km/h entre as torres do distrito parisiense de La Défense. No dia seguinte, uma segunda tempestade dirige-se à Europa a 529 km/h. 140 pessoas morrem e os danos ascendem aos 20000 milhões de euros. Por que é que foi tão complicado antecipar este desastre? Como é que conseguiu derrubar edifícios inteiros? Estamos preparados para evitar uma tragédia similar no futuro?