segunda-feira, 16 de março de 2020

Sony World Photography Awards - Concurso Estudante e Juventude 2020



A World Photography Organisation revelou hoje quem são os fotógrafos finalistas do Concurso Estudante, bem como novas informações sobre os projectos fotográficos dos vencedores do prémio monetário para estudantes da Sony 2019. Além disso, foram também revelados os finalistas do Concurso Juventude. Os trabalhos dos finalistas dos Concursos Estudante e Juventude, bem como os dos vencedores do prémio monetário para estudantes da Sony serão exibidos como parte da exposição dos Sony World Photography Awards 2020 na Somerset House, Londres, em Abril.

O Concurso Estudante inclui trabalhos de dez estudantes das principais instituições de ensino superior de todo o mundo. Os estudantes foram desafiados a apresentar uma série composta por cinco a dez imagens subordinadas a dois temas diferentes. Os dez fotógrafos finalistas receberam equipamento de imagem digital da Sony para ajudá-los a concluir os seus projectos e a instituição de ensino do vencedor do prémio Fotógrafo Estudante do Ano ganhou equipamento fotográfico da Sony no valor de 30 000 €.

No primeiro tema, Invisible Lines (Linhas invisíveis), era requerido que os estudantes abordassem histórias de pessoas que tentam quebrar barreiras e estruturas invisíveis, quer sejam naturais, sociais ou intelectuais. O trabalho de Reyad Abedin (Bangladesh, Counter Foto - A Center for Visual Arts), The Name of My City is Dust and Smoke and Life, inclui imagens da sua cidade natal, Daca, onde o rápido desenvolvimento de infraestruturas e os limites erodidos entre a natureza e as construções humanas têm tido um efeito devastador no equilíbrio ambiental dentro e ao redor da cidade. No seu trabalho, The Truth is in The Soil, Ioanna Sakellaraki (Grécia, Royal College of Art) debruçou-se sobre as comunidades tradicionais de carpideiras profissionais do sexo feminino (também conhecidas por pranteadeiras) que habitam na península de Mani, na Grécia. Em resposta ao sofrimento e à perda individuais, as imagens de Sakellaraki retratam silhuetas de carpideiras projectadas contra cenários abstractos, visando transmitir a nossa relação e a aceitação da morte.


Para o segundo tema, Sustainability Now,os estudantes tiveram de produzir um trabalho relacionado com a sustentabilidade ambiental. Destaca-se o trabalho Guardians da autoria de Fangbin Chen (China Continental, Qilu University of Technology), que regista os esforços da comunidade local deste fotógrafo de conter a propagação do coronavírus. Referenciando a predação de animais selvagens como a fonte provável da epidemia, as fotografias de Chen instam as pessoas a reconsiderar a sua relação com o mundo natural. Em Roots of Cause, Arantza Sánchez Reyes (México, LCI Monterrey) reflecte sobre os esforços da população de Monterrey (México), conhecida como uma das cidades mais populosas da América Latina, de tentar alcançar um novo equilíbrio com a natureza, tendo um estilo de vida mais sustentável.

Outros estudantes finalistas incluem: Micaela del Sol Angulo (Peru, Centro de la Imagen), Robin Ansart (França, Ecole Nationale Supérieure Louis-Lumière), Amy Davis (África do Sul, CityVarsity Cape Town), Ashley Tofa (Nova Zelândia, The University of Auckland), Tobia Faverio(Itália, Nuova Accademia di Belle Arti) e Chip Skingley (Reino Unido, University of the West of England – Bristol).

Os finalistas do Concurso Estudante deste ano foram avaliados por Tim Clark, Curador, Escritor e Editor-chefe da 1000 Words.

Prémio Monetário para Estudantes 2019

Seleccionados a partir dos finalistas do Concurso Estudante dos Sony World Photography Awards 2019, os mais recentes vencedores do prémio monetário para estudantes da Sony são Joel Davies (Reino Unido), Sam Delaware (EUA) e Tobias Kobborg Kristensen (Dinamarca). Cada fotógrafo recebeu 3500 dólares americanos (USD) e foi-lhes solicitado que usassem as suas câmaras da Sony para produzirem um projecto subordinado ao tema Changing Cities, uma exploração de iniciativas ecológicas em diferentes cidades.

Os trabalhos serão apresentados na exposição dos Sony World Photography Awards 2020 e incluem:

We Reap What We Sow, da autoria de Joel Davies, retrata da Freightliners Farm, uma instituição de caridade que opera no município de Islington, Londres - o distrito mais densamente populado do Reino Unido. As imagens de Davies documentam os voluntários e os visitantes, para os quais a quinta actua como um espaço verde e apoio comunitário muito necessários. O trabalho Cellular Culture de Sam Delaware inclui uma pesquisa inovadora realizada pela JUST Inc., uma empresa da indústria alimentar sediada em São Francisco, que se virou para a produção de carne em laboratório de forma a mitigar o impacto da sociedade sobre os recursos naturais da Terra. O trabalho Green Copenhagen da autoria de Tobias Kobborg Kristensen retrata os esforços e as iniciativas dos funcionários e residentes do município para alcançarem o seu objectivo de se tornarem na primeira capital neutra em termos de carbono até 2025.

Finalistas do Concurso Juventude

Este ano, a World Photography Organisation introduziu um novo formato no Concurso Juventude de 2020, que visa fornecer mais oportunidades aos jovens fotógrafos e resultou num aumento de mais de 50% nas candidaturas. Entre junho e dezembro de 2019, os candidatos apresentaram até três imagens relacionadas com um tema específico. Os temas incluíram Paisagem, Viagem, Retrato e Fotografia de Rua. Todos os meses foi anunciado o vencedor de cada categoria e adicionado à lista de finalistas do prémio Fotógrafo Jovem do Ano 2020.

Os finalistas do Concurso Juventude 2020 incluem:
A fotografia de Jason Chen (EUA, 17 anos, Paisagem, Junho 2019) retrata uma majestosa cena de um rio e de uma cascata, conhecidos como o Grand Canyon de Yellowstone. Através da sua imagem, Dita Suci Putri Rahmawati (Indonésia, 18 anos, Ambiente, Julho 2019) visa aumentar a sensibilização sobre a poluição e as perigosas condições de vida em TPST Piyungan na Regência de Bantuln de Yogyakarta. Bruce Bai (China Continental, 17 anos, Natureza e Vida Selvagem, Agosto 2019) apresenta uma imagem a preto e branco da tranquila superfície do Lago Qinghai, na China. A imagem de Ram Kaushalyan (Índia, 17 anos, Viagem, Setembro 2019) retrata o rosto de uma jovem mulher que se prepara para o Festival Maha Shivaratri, em Kaveripattinam, uma celebração anual em honra do deus Shiva. No seu retrato finalista, Kolton Almany (EUA, 16 anos, Retrato, Outubro 2019) decidiu fotografar a sua modelo numa biblioteca para representar os vários capítulos e histórias da vida das pessoas. Hsien-Pang Hsieh (Taiwan, 19 anos, Fotografia de Rua, Novembro 2019) utiliza a sua imagem de um homem que parece andar apressadamente mas que, na realidade, se encontra parado, para comentar o ritmo acelerado da vida quotidiana e encorajar as pessoas a abrandarem de vez em quando. A fotografia a preto e branco de alto contraste da autoria de Liam Moynihan (EUA, 17 anos, Aberto, Dezembro 2019) inclui os contornos sombrios de três rapazes que jogam "roofball" num acampamento de verão, em Worton, Maryland.

O prémio Fotógrafo Jovem do Ano é presidido por Gisela Kayser, Diretora-geral e Diretora artística, Freundeskreis Willy-Brandt-Haus e.V., Berlin. Além da exposição mundial junto dos principais criadores de imagens da actualidade, o vencedor receberá um conjunto de equipamento de imagem digital da Sony para que possa cultivar a sua visão.