terça-feira, 17 de março de 2020

Crónica Saúde - Joana Franco



Esta semana e no momento de ansiedade, desconhecimento e isolamento social para o bem de todos em que vivemos, vamos abordar um tema importante, a Meditação / Mindfulness.

Pode dizer-se que a meditação está na moda e faz bem à saúde, podendo ser feita por qualquer pessoa, preferencialmente adaptada às suas necessidades, problemas de saúde e gostos pessoais.

Existem vários tipos de meditação, entre eles o Yoga e o Mindfulness. Este último tem sido muito falado na actualidade e utilizado em várias áreas da medicina. Iremos abordar mais detalhadamente o Mindfulness, que pode ser considerada uma forma de auto-ajuda.

O que é o mindfulness?
Mindfulness é o estar presente no momento. É um processo psicológico que promove a capacidade de prestar atenção aos pensamentos, sentimentos e sensações que surgem no momento presente, de forma não crítica, através de diferentes técnicas, como a meditação.
O mindfullness teve origem em práticas espirituais ancestrais, como o budismo, praticado desde há mais de 2500 anos. Mais recentemente tem sido integrado e adaptado para a medicina e psicologia ocidentais como técnica meditativa.

Há vários estudos na área do mindfullness e dos seus benefícios, não só em grupos de pessoas com doença mental como em pessoas saudáveis. De uma forma geral, os resultados apontam para benefícios claros na sensação de bem-estar, satisfação com a vida, optimismo, redução dos níveis de stress e ansiedade e aumento da capacidade individual de regular as próprias emoções. Além disto, alguns estudos apontam também para um aumento da capacidade de orientar e manter a atenção, com melhoria da produtividade.

Seguidamente respondemos a 3 questões frequentes sobre esta matéria.

Só as pessoas que já meditam há muito tempo notam os benefícios da prática de mindfullness?
Na realidade, não. Na verdade, há estudos que mostram que pessoas que meditam há pouco tempo notam os mesmos benefícios que pessoas que meditam há vários anos. Isto sugere que, por um lado, não é uma técnica complicada nem pouco acessível e, por outro, não é preciso , esperar meses ou anos para que as vantagens comecem a fazer-se notar, sendo maioritariamente e relativamente rápidos os resultados.

Como posso praticar?
O mindfulness, como meditação, pode ser praticado por qualquer pessoa, com ou sem orientação, embora numa fase inicial seja recomendável ter algum tipo de guia (seja através de uma app, de um site ou de um profissional especializado).
O Mindfulness pode ser praticado a qualquer momento, em qualquer lugar, quando quisermos e em tudo o que façamos, precisamos apenas de nos comprometer com o aqui e o agora.

Mindfulness é sinónimo de meditação?
São reflexo um do outro: o mindfulness suporta e enriquece a meditação e a meditação nutre e expande o mindfulness. Enquanto que o mindfulness pode ser realizado em qualquer situação do nosso dia a dia, a meditação usualmente é praticada num período de tempo específico do dia. Por exemplo, um exercício de mindfulness é prestarmos atenção às sensações que nos surgem enquanto escovamos os dentes: o sabor e o cheiro da pasta dos dentes, o toque da escova na gengiva, o som do escovar, etc. A meditação é realizada parada, numa posição confortável e procura levar a atenção à respiração com o objectivo de clarificar a mente. O Mindfulnesse pode ser realizada em qualquer lugar e para qualquer actividade e a Meditação é uma acção mais específica.

Para a semana desmistificarei um pouco mais acerca da Meditação.

Neste momento e mais do que nunca, cuide de si. Cuide da sua saúde e da saúde de todos os que estão à sua volta. Utilize o Isolamento Social, como medida do Governo. Experimente a meditação e o mindfulness. 

Faça por si. Faça por todos.

Apresentação Joana Franco

Chamo-me Joana Franco, tenho 32 anos, e sou natural de Geraldes, aldeia pertencente ao Concelho de Peniche.
Enfermeira de Profissão, terminei o Curso de Licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem de Francisco Gentil, em Lisboa, no ano de 2010.
Nos anos mais recentes abracei desafios noutros países, nomeadamente Dubai onde fiz parte um projecto na área de Turismo, e em Inglaterra, onde trabalhei como Enfermeira em “Nursing Homes”, a cuidar de Pessoas com Demência.
Em Portugal, demonstrei o meu trabalho como Enfermeira no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, Hospital Júlio de Matos e, atualmente, trabalho na Clínica Psiquiátrica de Lisboa, em Telheiras.
Sou uma pessoa que aceita novas aventuras e, como tal, aceitei o convite de escrever para o Blog ‘Cultura e não Só’, em que apresento novos pontos de vista e dicas para tornar melhor a saúde do leitor