terça-feira, 17 de março de 2020

Amor Fati com estreia mundial no Visions du Réel


Amor Fati é o título do mais recente filme da realizadora Cláudia Varejão, cuja estreia mundial terá lugar na 51ª edição do Festival Visions du Réel, que se realiza entre 24 de Abril e 2 de maio de 2020, em Nyon, Suíça. Coproduzido pela Terratreme, Amor Fati integra a competição internacional de longas-metragens deste festival.

"Durante dois anos procurei, em Portugal de norte a sul, por histórias de amores inabaláveis que se expressavam, à primeira vista, em fisionomias semelhantes. Encontrei-me com centenas de pares e de grupos que viviam, no momento presente, histórias de enlace raro. Filmei sem saber ao certo a linha narrativa que os poderia vir a unir e só mais tarde, chegada à montagem, coloquei-os lado a lado, na esperança de que as rimas e as delicadezas do acaso emergissem. As vidas de uns ecoaram nas vidas de outros. E as conquistas de uns preencheram os lugares vazios de outros. O filme nasceu desse processo de busca, também ele à procura de uma parte em falta.", afirma Claúdia Varejão, realizadora de obras como Ama-San (Melhor Filme da Competição Portuguesa do Doclisboa 2016 e mais de uma dezena de outros prémios internacionais), No Escuro do Cinema Descalço os meus Sapatos  (Melhor Documentário do Inshadow Festival 2017) e várias curtas-metragens. 

Amor Fati vai ter a sua estreia comercial em Portugal numa data a comunicar brevemente.

Sinopse
Amor Fati vai ao encontro de partes que se completam. São retratos de casais, amigos, famílias e animais com os seus donos. Partilham a intimidade dos dias, os hábitos, as crenças, os gostos e alguns traços físicos. A partir dos seus rostos e da coreografia dos gestos, descobrimos a história que os enlaça. Assente na vida quotidiana, o filme desenha diante dos nossos olhos um coro de afectos e da memória colectiva de um país, convocado o discurso de Aristófanes no Banquete de Platão: “Não será a isto que vocês aspiram - a identificarem-se o mais possível um ao outro, de forma a não mais se separarem noite e dia? Se é essa a vossa aspiração, estou disposto a fundir-vos e soldar-vos numa só peça, de tal modo que, em vez de dois, passem a ser um só.”