terça-feira, 6 de setembro de 2016

Um Percurso Político, de Thomas Mann


A 23 de Setembro, chega às livrarias portuguesas Um Percurso Político, do escritor alemão Thomas Mann. Trata-se de uma seleção dos ensaios políticos do autor, Nobel da Literatura em 1929, que pretende apresentar ao leitor a sua evolução ideológica. 
Um Percurso Político é, assim, um conjunto de textos que refletem o pensamento político do autor e que vão desde a defesa radical da guerra até ao exílio americano, passando pela defesa pública da República de Weimar, pela análise do carácter alemão, pelas razões do apoio popular a Hitler e pela explicação psicológica da germanidade e do comportamento dos alemães perante o Nacional-Socialismo. 
«Estamos em guerra, e aquilo que para nós, Alemães, importa nesta guerra, logo o soubemos: o que importa é nada mais, nada menos do que o nosso direito a existir e a agir.» (1915) 
«A noção alemã de liberdade é nacionalista, anti-europeia, situando-se sempre muito perto da barbárie – quando não se transforma completamente em barbárie aberta e declarada, como sucede nos nossos dias.» (1945) 
Thomas Mann foi testemunha de grandes acontecimentos sociais e políticos do seu tempo que lhe proporcionaram diversas perspetivas intelectuais e compromissos éticos que influenciaram profundamente a sua obra e que ajudam o leitor a aprofundar o seu conhecimento de um dos maiores romancistas do século XX.

Sobre o autor

Escritor de língua alemã, nasceu em Lübeck, em 1875, numa família burguesa opulenta, que residia naquela cidade do Schleswig-Holstein. Filho do comerciante Johann Heinrich Mann e da brasileira Júlia da Silva Bruhns, viveu os primeiros anos da sua vida no Norte da Alemanha. A família de Thomas Mann detinha ali um negócio há várias gerações. Recebeu o Nobel de Literatura de 1929 e é considerado um dos maiores romancistas do século XX. Irmão mais novo do também romancista Heinrich Mann, Thomas Mann teve seis filhos.