terça-feira, 20 de setembro de 2016

Caminho de Ulisses


Depois de Céu de Chumbo, através do qual se deu a conhecer aos leitores portugueses, Ben Pastor e a sua personagem mais marcante, Martin Bora, estão de regresso às livrarias nacionais. Caminho de Ulisses narra a história de um homem que se recusa a aceitar que a vida não tem valor e uma aventura que vai de Moscovo a Creta. Martin Bora é um oficial alemão desiludido e solitário. Defensor do ideal de justiça, vive dividido entre o dever a Hitler e a sua integridade como ser humano. Convocado a resolver um crime que pode desencadear uma catástrofe diplomática, Bora tenta descobrir a verdade por detrás do assassinato de um cidadão de um país neutro. 

Com a ajuda de um impassível comissário grego, o Ulisses de James Joyce no bolso e a companhia de uma arqueóloga norte-americana, Bora empreende uma perigosa odisseia em busca da verdade. A sua investigação, qual luta moderna contra o Minotauro, irá determinar o futuro da invasão da União Soviética. Martin-Heinz Douglas Wilhelm Friedrich von Bora, nascido em 1913, é um jovem cujas aventuras ficcionadas atravessam um dos períodos mais marcantes da História: 1937-1945, abrangendo a Guerra Civil Espanhola e a Segunda Guerra Mundial. As suas características são muito próximas das do coronel Claus Schenk von Stauffenber (1907-1944). No entanto, Bora distingue-se pela sua consciência política, culminando em vários atos de desobediência diária. Aproxima-se, a esse nível, de Oskar Schindler, industrial alemão que salvou vários judeus na Polónia, esclarece a autora nas primeiras páginas do livro.

Sobre a Autora

Ben Pastor nasceu em Roma mas vive nos Estados Unidos há trinta anos. É considerada uma das escritoras com mais talento no campo da ficção histórica e policial e tem conquistado os leitores e a crítica internacional com romances absorventes, vivos e sofisticados.