quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Zélia Duncan & Zeca Baleiro em Portugal



Zélia Duncan e Zeca Baleiro apresentam-se, pela primeira vez juntos em Portugal, dia 7 de Outubro  no Coliseu Porto e dia 8 no Campo Pequeno, em Lisboa.

Zélia Duncan e Zeca Baleiro já dividiram o palco algumas vezes, mas agora apresentam um espetáculo só deles. Zélia e Zeca dividem-se nos violões e reúnem as suas vozes graves para interpretar canções do repertório afetivo de cada um como ”Telegrama”,  “Catedral”, “Lenha”, “Enquanto Durmo”, entre muitos sucessos. 

Rebobinar canções autorais e mostrar as suas parcerias é outra marca desta dupla brasileira. Além de “Se acaso me quiseres”, gravada por Zélia em “Pelo Sabor do Gesto”, juntos  apresentam temas inéditos como “Escancarado”, “Museu Íntimo”, “Decidi” ou o mais recente single “Seria”.  

Zélia Duncan começou a cantar profissionalmente nos anos 80. Mas foi o seu disco homónimo,  editado em 1994, que lhe trouxe o reconhecimento.  Êxitos como "Catedral" (versão do sucesso da cantora alemã Tanita Tikaram) e “Não Vá Ainda”, entraram definitivamente para o repertório da música pop brasileira.

Em 2016, Zélia Duncan apresenta-se com duas tournées em paralelo, a do seu mais recente disco “Antes do Mundo Acabar” e a do espetáculo “Totatiando”, inspirado na obra de Luiz Tatit e dirigido pela atriz Regina Braga, já lançado em DVD.

Desde o final dos anos de 90 que Zélia atua em Portugal, país que faz sempre parte da sua agenda de espetáculos. Para além dos concertos de apresentação dos seus discos, Zélia Duncan chegou a apresentar-se nos palcos nacionais com  Os Mutantes, quando assumiu a voz do histórico grupo e em tournée com a cantora Simone, com o espetáculo “Amigo é Casa”.

A violinista, cantora e compositora brasileira passou já por algumas das salas mais emblemáticas, como o Coliseu de Lisboa e  Porto e atuou em  vários festivais. Numa das suas visitas ao país, gravou “Hoje é Tudo ou Nada” com Pedro Abrunhosa, para o seu disco de duetos “Momento”.

Zeca Baleiro lançou seu primeiro disco, “Por Onde Andará Stephen Fry?”, em 1997. Desde então, o cantor e compositor maranhense lançou outros nove discos inéditos, alguns (vários) projetos especiais e oito DVDs. Já em 2016, lançou “Era Domingo”, o seu décimo primeiro álbum de originais.

Compositor talentoso, de muita personalidade, timbre incomum, humor e verve afiados, com poesia original e uma maneira peculiar de tocar violão, o artista encanta as plateias onde quer que se apresente, conquistando público de todas as idades.

Em Portugal, desde de 2002, que Zeca Baleiro realizou vários espetáculos. A convite de Sérgio Godinho, em 2001, Zeca participou da Festa do Avante, para um público de 20 mil pessoas. Mais tarde, Baleiro fez novos arranjos para o tema ''Coro das Velhas'', uma canção de Godinho, que gravou com o cantor e compositor português para o seu disco de duetos.

Baleiro também tem dividido o palco e o estúdio com diversos artistas portugueses, entre eles Pedro Abrunhosa, Sergio Godinho, Pedro Jóia, Susana Travassos e os grupos Clã e Ala dos Namorados. Em 2010, participou no "Rock in Rio Lisboa" ao lado do cantautor português Jorge Palma, de quem gravou uma versão de “Frágil”. Em 2012, cantou para cerca de 40 mil pessoas no concerto “Brasil abraça Portugal“, na Praça do Comércio em Lisboa, onde dividiu o palco com os portugueses Paulo Gonzo, Boss AC e Carminho.

Zélia e Zeca prometem partilhar momentos únicos de grande cumplicidade e entrega com o público português, num concerto  que será , certamente, memorável.