terça-feira, 27 de setembro de 2016

Estreia mundial da quarta geração do smart electric drive


Com os novos smart electric drive a mobilidade elétrica é agora mais atrativa do que nunca. Isto deve-se ao facto de combinar a agilidade de um smart com uma condução sem emissões, a combinação ideal para a mobilidade urbana. O prazer de conduzir a quarta geração de modelos smart electric drive pode ser desfrutado não só no smart fortwo coupé e no smart fortwo cabrio, mas também pela primeira vez no modelo de quatro lugares, o smart forfour. A smart será assim o único fabricante de automóveis a nível mundial a oferecer a sua gama de modelos equipados simultaneamente com motores de combustão interna e sistema de propulsão totalmente elétrica com recurso a bateria. O smart fortwo e forfour electric drive irão celebrar a sua estreia mundial no Salão de Paris (de 1 a 16 de Outubro de 2016), enquanto o lançamento de mercado irá ocorrer nos EUA em dezembro de 2016 e na Europa na primavera de 2017. 
A smart será o único fabricante de automóveis a nível mundial a oferecer a sua gama de modelos equipados com motores a combustão interna e propulsão totalmente elétrica com recurso a bateria, com o smart fortwo, o smart fortwo cabrio e o smart forfour disponíveis como modelos elétricos. O smart fortwo cabrio é o único modelo cabrio elétrico no mercado e com um binário de 160 Nm e uma potência de 60 kW, este moderno veículo elétrico evidencia uma aceleração extremamente rápida.

Com a bateria totalmente carregada possui energia suficiente para percorrer aproximadamente 160 quilómetros de acordo com o NEDC, tornando o veículo uma solução ideal para o trânsito urbano. Com o carregamento rápido, estes modelos podem ser carregados até duas vezes mais rápido que o modelo anterior (em função da versão do país e da rede elétrica). Com o novo carregador rápido (equipamento opcional disponível a partir de 2017), estes podem ser totalmente carregados em menos de 45 minutos (em função da versão do país e da rede elétrica).

Smart electric drive: condução urbana rápida, silenciosa e sem emissões

A quarta geração de modelos elétricos smart apresenta as características de condução mais rápidas e dinâmicas de sempre. A contribuir para estas, o diâmetro de viragem ultra reduzido de 6,95 metros do smart fortwo corresponde precisamente aos valores apresentados pelo seu irmão com propulsão convencional. 
O tempo de carregamento é um sempre um fator importante para os clientes de veículos elétricos e o novo smart electric drive também evidencia melhoramentos relevantes. Todos os modelos estão equipados de série com um novo carregador de elevada potência. Nos EUA e no Reino Unido o tempo de carregamento é de 2,5 horas – metade do que o do modelo antecessor. Com a App "smart control", o processo de carregamento pode ser monitorizado confortavelmente à distância assim como muitas outras funções tais como o carregamento inteligente.
A partir de 2017 estará disponível como equipamento opcional um carregador rápido e particularmente potente de 22 kW. Este permite carregar mais rapidamente: em menos de 45 minutos, isto se as condições locais permitirem o carregamento em modo trifásico.
Os modelos smart fortwo electric drive são produzidos na fábrica da smart em Hambach. O smart forfour electric drive será produzido na fábrica de Novo Mesto (Eslovénia). Ambos os smart estão equipados com uma bateria desenvolvida pela Deutsche ACCUMOTIVE, uma subsidiária da Daimler. A empresa sedeada em Kamenz, na Saxónia, constrói o coração elétrico do smart electric drive desde 2012.

O motor elétrico de 60 kW (82 CV) está instalado no eixo traseiro e transmite a sua potência às rodas através de uma relação de transmissão constante. O elevado binário de 160 Nm é imediatamente disponibilizado. O modelo elétrico tem uma autonomia de aproximadamente 160 km – ideal para uma mobilidade sem emissões de gases locais em zonas urbanas. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 130 km/h para maximizar a autonomia.
Graças às características de potência do motor elétrico, o smart necessita de apenas uma relação de transmissão fixa. Não existe necessidade de efetuar passagens de caixa – uma vantagem importante em situações de trânsito. Para efetuar marcha atrás, o sentido de rotação do motor é invertido. 
Tal como o modo básico da transmissão, o condutor poderá selecionar o modo ECO. Este foi concebido para um estilo de condução particularmente económico. Além disso, a velocidade máxima é limitada e a curva característica do pedal do acelerador e o nível máximo de recuperação são pré-selecionados. Em modo livre ou durante a travagem, a energia cinética do veículo é convertida em energia elétrica – este processo é designado por regeneração. O sistema de regeneração assistido por radar que se encontra ativo no modo básico da transmissão, funciona em antecipação. As condições do trânsito são controladas com um sensor de radar e o sistema seleciona o nível de regeneração adequado à situação atual.
Para economizar energia e aumentar a autonomia, os novos modelos também estão equipados com controlo da pré-climatização. Com este sistema o ar no interior do veículo pode atingir a temperatura desejada enquanto o veículo está a ser carregado num posto de carregamento.
Com a App "smart control" é possível ainda aceder a várias informações sobre o veículo através de um smartphone, tablet ou PC. Assim, o controlo da pré-climatização ou o carregamento inteligente podem ser controladas à distância confortavelmente. 
Com um painel de instrumentos com indicador de potência e indicador do nível de carga da bateria (de série) ou com o pack de inverno que inclui aquecimento do volante para o máximo conforto de climatização (disponível como equipamento opcional), o equipamento dos modelos smart electric drive excede o vasto equipamento de série dos seus irmãos com propulsão convencional. O pack electric drive design (disponível como equipamento opcional) confere ao veículo um visual expressivo com a célula de segurança tridion e o revestimento dos espelhos exteriores na cor verde exclusive electric. Todos os desejos podem ser correspondidos no que diz respeito a cores e equipamento opcional, uma vez que o programa de personalização smart BRABUS também está disponível para o smart fortwo electric drive.
Com atraentes detalhes de design na cor verde electric, o modelo especial smart electric drive greenflash é um destaque excitante para o lançamento de mercado.

História da mobilidade elétrica na smart

Com o início do programa de testes da primeira frota de veículos equipados com propulsão elétrica em Londres no ano de 2007, a smart também se tornou pioneira no campo da mobilidade elétrica quando 100 modelos smart fortwo electric drive percorreram as estradas da capital Britânica com um enorme sucesso.
Pouco tempo depois, em 2009 a smart lançou a segunda geração do smart fortwo electric drive com a introdução do modelo em 18 mercados. O objetivo consistia em obter a máxima informação possível sobre a forma como os clientes utilizavam e carregavam os veículos elétricos. A grande procura pelos veículos excedeu todas as expectativas. Ao invés da produção planeada de 1000 veículos, foram produzidos mais de 2000 modelos smart fortwo electric drive em Hambach.
A partir de Junho de 2012, a terceira geração do smart fortwo electric drive também obteve um grande sucesso ao conquistar muitos clientes pelo seu conceito de propulsão inovador e futurista. Além disso, em 2013 o smart fortwo foi o primeiro veículo totalmente elétrico exportado da Europa para a China. Na Alemanha e num curtíssimo período de tempo, o smart elétrico estabeleceu-se como líder de mercado entre os veículos elétricos com recurso a bateria com uma quota de mercado de cerca de 40%, mantendo esta posição durante três anos consecutivos.
O smart electric drive também contribuiu para o sucesso da marca através do serviço car2go fleet, com 1400 veículos em três cidades. Considerando apenas os veículos do serviço car2go, desde o seu lançamento o smart electric drive já percorreu mais de 35 milhões de quilómetros.