quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Apordoc anuncia projectos seleccionados para o Fórum Internacional Lisbon Docs 2016


A Apordoc — Associação pelo Documentário anuncia a selecção final de projectos que integrará a edição de 2016 do Lisbon Docs. O Fórum Internacional de Financiamento e Co-Produção de Documentários decorre de 17 a 22 de Outubro, na Culturgest. O 17º Lisbon Docs afirma-se como uma das principais e mais duradouras iniciativas promovidas pela Apordoc - associação também responsável pelo festival Doclisboa -, organizada em conjunto com a European Documentary Network e focada em estratégias de desenvolvimento para projectos de documentário com grande potencial para distribuição nos circuitos internacionais.

A edição deste ano do Lisbon Docs conta com uma selecção de 4 projectos nacionais e 20 projectos internacionais que serão desenvolvidos sob orientação de uma equipa de tutores, reconhecidos pelo seu trabalho em documentário, e apresentados a um grupo de profissionais de referência, decisores com grande influência nos mercados de distribuição e financiamento. Nas sessões de workshop pretende-se que os projectos seleccionados sejam analisados do ponto de vista do conteúdo, desenvolvendo modos de storytelling capazes de cativar o grande público, sem colocar em causa a integridade artística dos projectos. As sessões de pitching contam com um painel de financiadores e especialistas dos seguintes canais de distribuição: ARTE GEIE, The Guardian, Al Jazeera English, Rise & Shine World Sales, ERT S.A., SVT, Sheffield Doc/Fest, PBS, Czech Television, VRT, EO/IKONdocs and CPH:DOX.

Isabel Machado, Presidente da Apordoc — Associação pelo Documentário, considera que «é sempre um prazer receber um evento como o Lisbon Docs. Estamos verdadeiramente entusiasmados por promover em território nacional um espaço de desenvolvimento para projectos de grande interesse internacional, impulsionando o seu estado de produção e dimensão criativa com o apoio e experiência de uma excelente rede de profissionais. Em 2016 contamos com uma selecção de projectos que traduz a diversidade de vozes no panorama actual do documentário.»

Paul Pauwels,  Director da EDN – entidade co-organizadora - afirma-se «bastante satisfeito com a crescente visibilidade do Lisbon Docs, verificando-se um aumento de candidaturas na ordem dos 30% em relação ao ano anterior. No total, a equipa de tutores trabalhará com participantes de 20 países diferentes, vindos de pontos tão distantes como a África do Sul, o México ou a Índia. Contamos ainda com a presença de um painel forte de decisores, agentes activos no panorama internacional de documentário e representando 11 países diferentes, nos quais a produção de documentário continua a ser uma prioridade. Em Outubro, Lisboa apresenta-se como o lugar para obter acesso ao mercado e todos nós esperamos que esta seja mais uma edição de sucesso.»

As sessões de pitching decorrem nos dias 21 e 22 de Outubro e são abertas ao público geral (no limite dos lugares disponíveis).

O Lisbon Docs é apoiado pelo Programa MEDIA Creative Europe, pelo ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, e pelo Governo de Portugal - Ministério da Cultura, em co-produção com a Culturgest.