quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Àfrika Aki


Um dos aspectos que definem Lisboa na sua peculiaridade, enquanto cidade europeia, está presente há décadas aqui, à beira-Tejo, e – numa outra forma – há séculos. Desdenhada por uns, admirada por outros, a cultura africana confere a Lisboa um outro colorido.

Os africanos, vindos não só das antigas colónias, mas de todo o continente, de Norte a Sul de África, trouxeram consigo a sua cultura. Quem contacta, mesmo que não profundamente, com este universo, percebe a sua diversidade e da sua riqueza. É um privilégio, para quem vive ou visita Lisboa, contemplar e vivenciar a cidade através desta plataforma.

A música é uma peça inegociável deste mundo. É ela que terá o destaque principal nos eventos África Aki. Queremos partilhar com todos o que conhecemos melhor: os sons vindos de África, criados aqui ou lá, na sua diversidade.

Cada edição inclui um concerto seguido por uma sessão de DJ. O artista convidado, convidará por sua vez os seus amigos - músicos e cantores e, subindo ao palco com eles, prestará tributo à essência desta cidade: ponto de encontros, convivências, diálogos e influências.

Neste primeiro evento do Àfrika Aki, convidamos o musico, cantor, compositor, moçambicano COSTA NETO. Considerado por muitos (amantes da musica de África, e critica) como o mais fiel intérprete da música moçambicana a residir na Europa. Costa Neto, vai se fazer acompanhar por músicos de Cabo Verde, Kalu Ferreira, Moçambique, Nandocas, Guine Bissau, Tony Bat, e também pelos interpretes amigos, João Afoso de Portugal, Otis de Moçambique e Ammy Inja da Guine Bissau.

Os Celeste Mariposa, duo que nos tem brindados com, os já famosos Afro Bailes, em que desfilam a musica Palop, de excelente qualidade, gravada em Portugal, como nos seus países, desde os anos 60 ate hoje.