terça-feira, 27 de setembro de 2016

A Chama e as Cinzas de João Barrento


A Chama e as Cinzas, da autoria de João Barrento, chega às livrarias na sexta-feira, dia 30 de Setembro. Este livro constitui-se como um retrato da situação da literatura portuguesa no início do século XXI e do seu lugar no meio literário e social, na escola e na universidade. 
A ideia, a estrutura e os conteúdos essenciais de A Chama e as Cinzas remontam à Feira do Livro de Frankfurt de 1997, quando Portugal foi país tema. Aí, João Barrento fez uma série de conferências para o público alemão, com o objetivo de dar a conhecer a literatura portuguesa, nos seus géneros principais: o romance, o conto, e a poesia. 
Tomando como ponto de partida esses testemunhos, o autor reformulou os textos originais, desenvolveu-os e completou-os para integrarem, de forma coerente, esta edição, que se apresenta agora ao público português. 
Em A Chama e as Cinzas, João Barrento destaca obras e autores que considera paradigmáticos, entre outros, António Lobo Antunes, Lídia Jorge, Mário de Carvalho. O autor, ensaísta e tradutor, publicou ensaios, críticas literárias e crónicas, e traduziu literatura de língua alemã, do século XVII à atualidade. Foi distinguido com o Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho, em 2012.

Sobre o Autor

Ensaísta e tradutor, João Barrento publicou diversos livros de ensaio, crítica literária e crónica, e traduziu literatura de língua alemã, do século XVII à atualidade. Tem sido distinguido com inúmeros prémios, de que é exemplo o Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho, 2012.