quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Estreias de cinema de 29 de Setembro de 2016


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



A Casa da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares

Quando Jacob Portman era muito pequeno, ouvia o avô contar-lhe histórias sobre o orfanato onde cresceu. Nesse lugar viviam outras crianças, cada uma com o seu poder peculiar, e era administrado pela Senhora Peregrine, uma mulher dedicada que os protegia de todos os males. À medida que foi crescendo, Jacob, agora com 16 anos, foi questionando a veracidade dessas histórias antigas. Mas quando o avô morre de uma forma inexplicável, o rapaz decide encontrar o suposto lugar onde antes existira o orfanato. Lá, ele vai conhecer Emma, uma rapariga com poderes mágicos que o leva numa viagem até 1940, onde ele encontra a casa da Senhora Peregrine e as crianças peculiares que lá moram. E fica então a saber que o mundo dos seus novos amigos se encontra ameaçado pelos "hollows", uns monstros liderados pelo mal-intencionado Sr. Barron. Compreendendo que apenas ele, com a sua peculiaridade, tem a capacidade de os ver, Jacob sabe que a sua ajuda é fundamental para destruir o Sr. Barron e os seus terríveis monstros…
Com realização de Tim Burton e argumento de Jane Goldman – conhecida pelo trabalho com o realizador Matthew Vaughn –, um filme de aventura que adapta o “best-seller” internacional escrito, em 2011, por Ransom Riggs. O elenco conta com Eva Green, Samuel L. Jackson, Asa Butterfield, Chris O'Dowd, Allison Janney, Rupert Everett, Terence Stamp, Ella Purnell e Judi Dench.



Horizonte Profundo - Desastre no Golfo

Construída em 2001, a Deepwater Horizon era uma plataforma petrolífera semi-submersível situada ao largo da costa do estado do Louisiana (EUA). Em Abril de 2010, sem que nada o pudesse prever, explodiu. Como resultado, 11 pessoas morreram, 17 ficaram feridas e milhões de barris de crude foram lançados às águas do golfo do México. Cerca de 1700 quilómetros de zonas húmidas e praias ficaram poluídas e os “habitats” de centenas de espécies marinhas foram afectados, naquela que é ainda hoje considerada a maior maré negra da história dos Estados Unidos. Neste filme, Mark Wahlberg é Mike Williams, um engenheiro experiente que ali trabalha há já vários anos. Na manhã de 20 de Abril de 2010, despede-se da família e dirige-se à plataforma, não imaginando a tragédia que estava prestes a acontecer…
Estreado no Festival de Cinema de Toronto (Canadá), um “filme-catástrofe” inspirado em factos reais que conta com a realização de Peter Berg (responsável por filmes como “Sobrevivente” e séries como “Friday Night Lights”). Para além de Wahlberg, o elenco conta também com Kurt Russell, John Malkovich, Gina Rodriguez, Dylan O'Brien ou Kate Hudson, entre outros. 



Antes do Adeus

Depois de ter sido assaltada e, por consequência, ter perdido o último comboio que a levaria a Boston (EUA), a cidade onde mora, Brooke vê-se retida em Nova Iorque. Irritada com o que acabara de acontecer e sem saber muito bem o que fazer durante a espera, acaba por aceitar a ajuda de Nick, um trompetista de rua que decide fazer-lhe companhia. Durante uma única noite, entre a 1h30 e as 6h da manhã, estes dois estranhos vão partilhar segredos, receios e aspirações, criando laços improváveis que mudarão, para sempre, as suas vidas…
Estreado no Festival de Cinema de Toronto (Canadá), marca a estreia na realização do actor Chris Evans – que também protagoniza ao lado de Alice Eve.