quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Inaugura dia 22 de Outubro o Sintra Press Photo 2016


Mário Cruz, Phil Moore e Dominic Nahr são os fotojornalistas seleccionados para a segunda edição do Sintra Press Photo, que regressa ao MU.SA, em Sintra, no dia 22 de Outubro de 2016.

Do Japão, República Democrática do Congo e Portugal chegam-nos imagens que reflectem a urgência e o desespero de milhares de pessoas afectadas pelo conflito, pobreza extrema e desastres naturais. “Flagelo Humano” é o tema desta edição do Sintra Press Photo.

O português Mário Cruz (n.1987), vencedor da Categoria Assuntos Contemporâneos do World Press Photo, é um dos nomes mais promissores do fotojornalismo nacional e internacional. Em Sintra vai expor “Roof”, um trabalho íntimo sobre um grupo de sem-abrigo a viver em edifícios abandonados na zona da Grande Lisboa.

Phil Moore (n. 1982), britânico, cujo trabalho assenta essencialmente na cobertura de crises humanitárias e conflitos mundiais, apresenta em Sintra “Nightwalkers”, uma série fotográfica sobre o êxodo de milhares de pessoas em fuga na República Democrática do Congo.

Colaborador assíduo da publicação TIME e galardoado com alguns dos mais importantes prémios de fotojornalismo internacionais, o suíço Dominic Nahr (n. 1983), apresenta “Fallout” sobre o drama de Fukushima, desde horas após o terramoto, que levou à destruição da costa japonesa, e que culminou num dos maiores desastres nucleares da história.

Os três fotojornalistas vão marcar presença em Sintra, para a inauguração do Sintra Press Photo, e para uma conversa sobre o seu trabalho.
Este é um evento idealizado e financiado União das Freguesias de Sintra, com organização da Associação Cultural Reflexo e com o apoio da Câmara Municipal de Sintra.