segunda-feira, 10 de setembro de 2018

A história apaixonante de uma mulher que se reinventa


«Uma Educação», de Tara Westover, foi uma das leituras obrigatórias de verão de Barack Obama, um livro que relata de forma extraordinária as memórias da autora que cresceu numa zona rural do Idaho, nos Estados Unidos, segundo os costumes Mormon. «’Uma Educação’, de Tara Westover, é um livro de memórias notável de uma jovem criada numa família sobrevivencialista em Idaho que se esforça para estudar enquanto ainda demonstra grande compreensão e amor pelo mundo que deixa para trás», declara o antigo Presidente via Facebook, ao revelar as suas escolhas de leituras estivais.

Até aos nove anos de idade, Tara Westover não teve uma certidão de nascimento. Não tinha tão pouco qualquer tipo de registo médico. Não andou na escola, tal como os seus seis irmãos. A única ambição a que poderia aspirar era a de trabalhar no ferro-velho que o seu pai geria a partir da propriedade familiar. Com o passar do tempo, o pai foi ficando ainda mais radical, mas também a convivência com um dos irmãos torna-se particularmente problemática quando começa a ser insultada e a sofrer abusos físicos.

«Uma Educação» são as memórias da jornada de uma jovem  - Tara Westover - que consegue mudar o curso do seu destino graças à sua sede de conhecimento. Um desejo que a leva até Cambridge, onde estudou Filosofia e mais tarde doutorou-se em História deixando para trás a família e a realidade que sempre conhecera. Numa entrevista recente, Tara Westover revela que não fala com o pai e com vários dos seus irmãos desde 2014, mantendo contacto ocasional com a mãe.

Sobre a Autora

Tara Westover é uma autora americana que vive no Reino Unido. Nascida no Idaho, filha de um pai que se opunha à educação pública, nunca frequentou a escola. Passou os dias a trabalhar no ferro-velho do pai ou a cozinhar para a mãe, uma herdeira e parteira autodidata. Tinha dezassete anos quando entrou numa sala de aulas pela primeira vez, e esse foi um ambiente que desde logo a atraiu. Licenciou-se pelo Trinity College, em Cambridge, em 2009, e no ano seguinte foi profes-sora convidada pela Universidade de Harvard. Mais tarde, regressou a Cambridge, onde, em 2014, se doutorou em História.