quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Estreias de cinema de 13 de Setembro de 2018


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



O Predador

Em fase de planeamento há muitos anos, o quarto filme propriamente dito da saga "O Predador" foi escrito e realizado por Shane Black, o criador da saga "Arma Mortífera". Ajudou a reescrever o guião do filme original, de John McTiernan, lançado em 1987, em que participou como actor. Desta feita, um miúdo interpretado por Jacob Tremblay – que se fez notar pela prestação em "Quarto", de 2016 – chama acidentalmente os temíveis alienígenas Predadores de volta à terra. Caberá ao pai dele e outros ex-soldados, bem como a uma bióloga e professora de liceu, lutar contra eles.

Além de Tremblay, o elenco inclui nomes como Boyd Holbrook, de "Logan" e "Narcos"; Trevante Rhodes, de "Moonlight”; o cómico Keegan-Michael Key, que era metade da dupla Key & Peele; Olivia Munn, do "The Daily Show" e "The Newsroom"; Thomas Jane, de "Hung"; Alfie Allen, de "A Guerra dos Tronos"; e Sterling K. Brown, de "This Is Us" e "Black Panther", Entra também Jake Busey, cujo pai, Gary, apareceu no segundo "Predador". 



O Que de Verdade Importa

Alec vive uma vida feita de hedonismo, mulheres e bebida, em Londres, onde tem uma loja de reparação de electrónica, só que também inúmeras dívidas que fazem com que a falência esteja muito perto. Um dia, um tio que ele nunca conheceu propõe-lhe saldar todas as suas contas com apenas uma contrapartida: que ele se mude para o Canadá e viva lá durante um ano. Chegado à aldeia, o engenheiro ganha a reputação de alguém que pode curar pessoas e não só aparelhos electrónicos, o que o leva a descobrir um segredo de família. Pelo meio, cruza-se com uma adolescente com um cancro terminal.
Depois de "Maktub", o segundo filme de Paco Arango, que também foi cantor e nasceu no México, cresceu em Espanha e estudou nos Estados Unidos. O realizador faz voluntariado com crianças com cancro e os lucros mundiais do filme revertem a favor de instituições que apoiem quem sofre dessa doença. No caso de Portugal, as receitas irão para o IPO. 



Do Jeito Que Elas Querem

Quatro amigas já na terceira idade lêem, como parte de um clube do livro mensal, "As Cinquenta Sombras de Grey", o romance erótico da britânica E.L. James. E as suas vidas sexuais ganham um novo fôlego. É esta a premissa da comédia co-escrita e realizada por Bill Holderman, que assinou o guião de "Por Aqui e Por Ali", de 2015, e assim se estreia a dirigir um filme após um percurso também muito dedicado à produção.

A dar vida ao quarteto central do filme estão Diane Keaton, Jane Fonda, Candice Bergen e Mary Steenburgen, todas com carreiras longas em Hollywood, a quem se juntam nomes como Andy García, Don Johnson, Craig T. Nelson, Alicia Silverstone, Ed Begley Jr., Richard Dreyfuss ou Wallace Shawn.