terça-feira, 25 de setembro de 2018

Festival Jovens Músicos na Fundação Calouste Gulbenkian


O Festival Jovens Músicos está de volta à Fundação Calouste Gulbenkian, entre 27 e 29 de Setembro, com mais uma notável montra de talentos, dando a conhecer os músicos distinguidos nas várias categorias que estiveram a concurso na 32ª edição do Prémio Jovens Músicos (PJM).

No campo da música erudita, nenhum outro concurso tem tanto impacto no mundo musical português, com tantos concorrentes, tanta diversidade instrumental ou tantos vencedores de prestigioso nível como o  Prémio Jovens Músicos. Criado em 1987, o PJM tem sido considerado por muitos dos seus laureados como o momento decisivo que os lançou para a ribalta do mundo musical.

Como vai sendo habitual, contamos também com a participação de alguns históricos vencedores do PJM, que poderemos ouvir como solistas convidados ou integrados nos agrupamentos e orquestras que se associam a este evento de entrada livre.

Segundo o diretor do Prémio e Festival Jovens Músicos, Luís Tinoco: “sendo natural que, num concurso de jovens músicos, o principal foco de atenção seja dado aos que trabalharam arduamente para chegar a um nível artístico tão elevado, acredito, no entanto, que é também nosso dever aproveitar a dinâmica deste prémio para dar visibilidade àqueles que, em contextos de grande adversidade, não abdicam de fazer música e de procurar nesta arte um sentido, um caminho de esperança. Neste contexto, é com enorme satisfação e alegria que recebemos a orquestra feminina afegã Zohra - um projeto corajoso e profundamente inspirador, criado pelo Instituto Nacional Afegão de Música e pelo seu diretor, Dr. Ahmad Sarmast.”

A Orquestra Zohra é formada pelas primeiras raparigas afegãs a estudar música, num período que ultrapassa três décadas. Oriundas de províncias de todo o Afeganistão, vivem em Cabul onde frequentam o Instituto Nacional de Música do Afeganistão, fundado e dirigido pelo musicólogo Dr. Ahmad Sarmast, recentemente galardoado com o prestigiado “Polar Prize”, designado por muitos como o Prémio Nobel da Música. Esta orquestra inclui ainda a primeira maestrina do país, Negin Khpalwak, que testemunhará a sua experiência num debate que conta também com a participação do fundador do ANIM e da diretora artística do ensemble, Lauren Braithwaite.

Nesta edição do Festival existe também uma atenção especial à música portuguesa, apresentando novas criações assinadas por jovens compositores. Pelo sétimo ano consecutivo associam-se a Sociedade Portuguesa de Autores e a Antena 2 para promover o Concurso de Composição SPA - Antena 2. A obra de Nelson Jesus, Two Elegies Framing a March, distinguida este ano será ouvida em estreia absoluta no concerto de encerramento, interpretada pela Orquestra Gulbenkian.

Promovido pela Antena 2 / RTP, em estreita parceria com a Fundação Gulbenkian, este Festival contará, ainda, com a participação da Orquestra Gulbenkian, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Divino Sospiro, Ensemble Darcos, e prestigiados solistas e maestros nacionais, apresentando grandes obras do repertório erudito, de Händel a Tchaikovsky, Strauss, Ravel ou Bartók.

A Antena 2 assegura a transmissão de todos os concertos em direto, sendo também possível acompanhar online e no Facebook. A RTP2 irá transmitir o Concerto de Laureados, no dia 27 às 23h15, e o Concerto de Gala, às 22h15 de dia 29.