quinta-feira, 27 de setembro de 2018

O Filho de Saul - Uma realidade muito própria do Holocausto


Auschwitz, Outubro de 1944. Saul Ausländer pertence ao grupo de prisioneiros judeus isolados no campo de concentração de Auschwitz, denominado de Sonderkommandos. Estes judeus eram obrigados a dar apoio aos nazis durante o processo de extermínio, tendo como tarefas a limpeza das câmaras de gás e o enterro dos mortos.
Durante um dia de trabalho num dos crematórios, Saul descobre o corpo de um jovem que reconhece como sendo o seu filho. Ao mesmo tempo que os Sonderkommandos planeiam uma revolta contra os nazis, Saul fica obcecado com a missão de salvar o corpo do rapaz da autopsia e realizar um funeral, em honra da sua alma e com todos os rituais religiosos, com a presença de um rabino.

O filme do cineasta húngaro László Nemes teve grande sucesso a nível internacional e conquistou os mais importantes prémios do cinema: o Óscar e o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro nas edições de 2016. O cineasta foi igualmente distinguido com a atribuição do Grande Prémio do Júri e do Prémio de Crítica Internacional no Festival de Cannes em 2015. 
Amanhã, dia 28 de Setembro, às 23h10 na RTP2.