segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Os Novos Direitos Humanos


Provocadora, revolucionária e polémica. A visão de Osho sobre a Declaração Universal dos Direitos do Homem da ONU, redigida em parte como reação aos horrores da Segunda Guerra Mundial, resulta da sua reflexão sobre aquilo a que o ser humano tem direito e aquilo que a experiência humana tem de mais elevado: a Liberdade. A Verdade. O Amor. 

«Os Novos Direitos Humanos», que chega hoje às livrarias portuguesas, incorpora a voz de Osho, que pretende contribuir para se elevar a consciência e transformar o planeta, através da análise e reflexão sobre os direitos e deveres mais profundos do Homem nas suas dimensões física, mental e espiritual. 

«Um homem autêntico é sempre um ser livre. Não se pode obrigá-lo, não se pode aprisioná-lo nem escravizá-lo. Ele prefere perder a vida a perder a liberdade, que reconhece como o seu maior tesouro.» 

Tendo dedicado a sua vida ao estudo e à espiritualidade e fundado vários retiros de meditação e comunas, Osho dedica a sua filosofia e ensinamentos aos seus seguidores e às gerações futuras, tendo afirmado que, com a sua obra, estava a tentar criar as condições para a génese de um novo tipo de ser humano. Esta visão engloba tanto a sabedoria intemporal de todas as eras como o mais elevado potencial científico e tecnológico de hoje e amanhã.

Sobre o Autor

Osho dedicou a sua vida ao estudo da espiritualidade. Fundou vários retiros de meditação e comunas, e ensinou e realizou palestras em todo o mundo. É considerado o autor indiano de maior sucesso: os seus livros vendem mais de um milhão de exemplares por ano e estão traduzidos em dezenas de idiomas. Oficialmente, é autor de mais de seiscentos livros, mas todos eles são transcrições das suas palestras. Osho acreditava no poder da palavra viva e do diálogo, e é isso mesmo que os seus livros transmitem.