sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Doclisboa 2018


O mundo volta a caber em Lisboa entre os dias 18 e 28 de Outubro, com a 16ª edição do Festival Internacional de Cinema que é o Doclisboa. A abertura faz-se na Culturgest, sob a sombra do passado nazi que paira sobre Kurt Waldheim, antigo Secretário-Geral das Nações Unidas. The Waldheim Waltz, de Ruth Beckermann, ganhou o prémio de Melhor Documentário no Festival de Berlim. 
O filme de encerramento chega ao Cinema São Jorge e diz muito sobre a Roménia: Corneliu Porumboiu documentou a criação um novo desporto inventado a partir de alterações às regras do futebol em Infinite Football.
Entre estes dois títulos, e nos dez dias que dura o festival, o Doclisboa orgulha-se de apresentar centenas de títulos criteriosamente escolhidos para olhar e pensar o mundo em que vivemos. Este ano, todas as obras da Competição Internacional são estreias internacionais ou mundiais.

"Da Terra à Lua" é a secção do Doclisboa que estreia, fora de Competição, os mais recentes filmes de realizadores-chave do panorama documental. Em 2018, traz-nos uma selecção de cerca de 20 filmes que dão a ver o mundo de hoje e o futuro que se parece desenhar. Dead Souls, de Wang Bing,  integrou a selecção oficial do Festival de Cannes e não podia faltar. Bem como The Most Beautiful Country in the World de Želimir Žilnik, que apresentamos em estreia mundial. 
Destaque ainda para: Of Fathers and Sons, em que Talal Derki acompanha o dia-a-dia de uma família radical islâmica. Fahavalo, Madagascar 1947, onde Marie-Clémence Andriamonta-Paes revisita a independência do seu país. The Silence of Others (na imagem) em que Almudena Carracedo e Robert Bahar mostram a luta de 40 anos de vítimas da ditadura do general Franco. Eldorado, de Markus Imhoof, filme que acompanha a crise de refugiados e reflecte sobre a história da Europa, e ganhou o Prémio da Amnistia internacional no Festival de Berlim. Ou Yours in Sisterhood, onde Irene Lusztig colhe depoimentos com base em cartas enviadas durante os anos 70 para Ms., a primeira revista feminista norte-americana. 

Na rentrée do Projecto Educativo, a realizadora Cláudia Alves orienta mais uma oficina Docs4Kids. Dirigido a jovens entre os 12 e os 15 anos, esta é uma actividade gratuita, com duração de três horas e arranque às 16h00, a acontecer sábado 22 de Setembro, na Biblioteca do Palácio Galveias. O programa começa com a projecção de duas curtas-metragens ("Já me Transformei em Imagem" e "Boa Viagem, Ibantu!") do acervo do projecto Vídeo nas Aldeias, que parte da vida das comunidades indígenas para ajudar a pensar a sustentabilidade do planeta.

Milla tem 17 anos e Leo não muitos mais. Encontram o amor e refugiam-se numa pequena cidade do Canal da Mancha, longe do mundo. Tentam inventar uma vida. Têm um filho. No registo entre documentário e ficção, uma construção livre e fluida com Severine Jonckeere e Luc Chessel nos papéis principais, Valérie Massadian concebeu um filme dos gestos invisíveis que nos fazem crescer.
Milla teve honras de Grande Prémio da Competição Internacional do Doclisboa’17, Melhor Realização “Cineastas do Presente” no Festival de Locarno, Grande Prémio da Mostra de Cinema de Lanzarote e Melhor Realização na Competição Internacional do Ficunam. A estreia comercial aconteceu dia 30 de Agosto, a assinalar a reabertura e o quarto aniversário do Cinema Ideal, onde o filme continua em exibição nas próximas semanas.