quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Estreias de cinema de 20 de Setembro de 2018


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Operação Shock and Awe

Em 2003, a administração de George W. Bush tomou a decisão de invadir o Iraque, alegando que havia provas de que Saddam Hussein tinha armas de destruição maciça. Antes disso, uma equipa de jornalistas da empresa Knight Ridder, entretanto desactivada, propôs-se a investigar as razões que levaram o Governo dos Estados Unidos a enveredar por tal caminho, duvidando fortemente da existência de tais provas.
Rob Reiner realiza e co-protagoniza, ao lado de Woody Harrelson, Tommy Lee Jones, Milla Jovovich, James Marsden e Jessica Biel, esta história baseada em factos verídicos.



Zoe

No futuro, os solteiros são emparelhados através de algoritmos, mas há quem preferia construir de raiz o parceiro perfeito, especificando tudo aquilo que procura para que sejam criados andróides que são amantes à sua medida. Zoe e Cole (interpretados por Léa Seydoux e Ewan McGregor, respectivamente) trabalham num laboratório em Montréal que desenvolve esse tipo de andróides. A história deles é o pretexto para examinar as relações humanas num mundo dominado pela tecnologia e as redes sociais.
Depois de "Iguais", de 2015, e "Newness", de 2017, que não teve estreia entre nós, é o terceiro filme de Drake Doremus a versar sobre esse tema. Além de Seydoux e McGregor, o elenco inclui também Rashida Jones, Theo James e Christina Aguilera. 



O Mistério da Casa do Relógio

Lewis Barnavelt, um órfão de dez anos, vê-se obrigado a ir viver com o seu tio Jonathan, um feiticeiro medíocre que mora ao lado de uma poderosa bruxa, Florence Zimmerman. Em casa de Jonathan há um relógio posto lá pelos donos anteriores, um casal praticante de magia negra que queria provocar o fim do mundo. Juntos, Lewis, o tio e a vizinha terão de evitar que o mundo acabe.
Mais dado a filmes de terror ultra-violentos como o primeiro "A Cabana do Medo" ou os dois primeiros "Hostel", Eli Roth adapta aqui um clássico da literatura infanto-juvenil, "The House with the Clock in Its Walls", de 1973, publicado em Portugal como "A Maldição do Relógio", o primeiro de vários livros centrados em Lewis Barnavelt. Com Cate Blanchett, Jack Black, Kyle MacLachlan, Renée Elise Goldsberry e o novato Owen Vaccaro.