quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Estreias de cinema de 6 de Setembro de 2018


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Joaquim

O brasileiro Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, ficou para a História do país sul-americano como um herói da luta pela independência. A trajectória de como um soldado colonial do século XVIII se transformou num herói revolucionário é mostrada episodicamente neste filme que mistura ficção com factos históricos.

A obra de Marcelo Gomes, que realizou filmes como "Cinema, Aspirinas e Urubus" ou "O Homem das Multidões", além de ter escrito o guião de "Madame Satã", é uma co-produção entre o Brasil, Espanha e Portugal. Protagonizado pelo brasileiro Júlio Machado, o filme conta com vários actores portugueses no elenco, como Isabél Zuaa, Nuno Lopes ou o luso-guineense Welket Bungué. 



Kin - Arma Letal

Neste misto de drama familiar, crime e ficção científica, o jovem Elijah (Myles Truitt) encontra por acaso uma misteriosa e ultrapoderosa arma que usa para tentar ajudar o irmão, Jimmy (Jack Reynor), que acabou de sair da prisão e deve dinheiro a um chefe do crime interpretado por James Franco. Só que a arma tem donos e tanto os criminosos quanto quem perdeu a arma vão tornar tudo muito difícil para a família de Elijah. 

Os realizadores, Jonathan e Josh Baker, são dois irmãos gémeos australianos que se mudaram para os Estados Unidos em 2007 e passaram anos a filmar anúncios sob o nome TWIN, antes de se estrearem nas longas-metragens com esta adaptação da curta-metragem "Bag Man", que tinham assinado em 2015.



Mile 22

A Divisão de Actividades Especiais da CIA lida com operações secretas, que não existem nos registos oficiais. Uma equipa de paramilitares dessa unidade, liderada por James Silva (Mark Wahlberg), tem como missão transportar, ao longo de 35 quilómetros, até um avião, um polícia indonésio que tem informações preciosas sobre como evitar a morte de milhares.

Um "thriller" de acção com guião da romancista Lea Carpenter e realizado por Peter Berg, o também actor e criador da série "Friday Night Lights" que tem dirigido Wahlberg em filmes como "O Sobrevivente" ou "Patriots Day - Unidos Por Boston". O elenco conta ainda com John Malkovich, além de Lauren Cohan, da série "The Walking Dead", Iko Uwais, o especialista em artes marciais da série de filmes indonésios "The Raid", e Ronda Rousey, a lutadora de artes marciais mistas transformada em actriz.