Os números confirmam. O sector do turismo continua em pleno crescimento em Portugal. Receber bem quem nos visita tem de ser algo pensado e estruturado, não apenas um talento natural que nos é comum a todos enquanto nação.
É a pensar nessa necessidade crescente de sistematização do conhecimento relacionado com o turismo e também na partilha de experiências – uma forma privilegiada de aproximação entre quem trabalha no mesmo meio – que foi criada a primeira Pós-Graduação em Turismo Gastronómico, na Universidade Lusófona, a decorrer durante o próximo ano letivo.
Com um corpo docente que engloba profissionais com provas dadas em áreas distintas da gastronomia, atividade turística e do lifestyle, esta pós-graduação destina-se a todos os que fazem (ou querem fazer) do turismo o seu modo de vida ou a quem tem curiosidade em aprofundar o seu know-how na área.
Princípios da Gastronomia (Fortunato da Câmara), Turismo Gastronómico (Nuno Nobre, gastrónomo e mentor desta nova pós-graduação), Turismo e Hospitalidade (João Rocha Neves), Comportamento do Consumidor (Tiago Lopes Lino), Criação de Valor e Estratégia Empresarial (Álvaro Lopes Dias), Gestão de Alimentos e Bebidas (Luis Castelo), Gastronomia e Comunicação (Sandra Nobre), Lifestyle: Experimento Logo Existo (Sandra Gato) e Fotografia de Gastronomia e Viagens (José Ventura) são os temas e respetivos docentes a serem explorados na primeira Pós-Graduação em Turismo Gastronómico alguma vez realizada em Portugal.
Uma iniciativa inovadora e única no nosso país que vai ajudar a criar novas (e necessárias competências) a quem trabalha nas várias áreas do turismo, refere Mafalda Patuleia, responsável do departamento de turismo na Universidade Lusófona.